Aos 92 anos de idade, maestro do AP lança livro de partituras de canções instrumentais autorais

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Songbook de Nonato Leal será apresentado hoje, terça-feira (30), na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Macapá /AP

Multi-instrumentista e reconhecidamente o principal mestre da música amapaense vivo, Nonato Leal lança, aos 92 anos, o primeiro livro de partituras da carreira. A publicação contém 10 músicas instrumentais autorais. O songbook ganhou versão em inglês e conta a trajetória do maestro. O lançamento será às 16h de hoje, terça-feira (30), na Praça Floriano Peixoto, na Zona Central de Macapá /AP.

A iniciativa é uma homenagem da Prefeitura Municipal de Macapá ao mestre amapaense. O projeto surgiu há mais de dez anos e foi concretizado agora. Embora seja natural do estado do Pará, Raimundo Nonato Barros Leal sempre se referiu ao Amapá como sua terra, onde chegou em 1952.

Ele nasceu no município paraense de Vigia. Aos 8 anos iniciou a trajetória musical, junto com o pai. Aos 18 anos, já dominava instrumentos como violino, banjo, violão tenor, viola e bandolim. A primeira composição foi escrita antes dos 20 anos, sob o título “Tauaparanassu”.

A proximidade de quase um século de vida não afetou a expertise. Os dedilhados ainda são precisos como na juventude, garante o maestro. Ele também continua participando de shows, a maioria como convidado especial, por sua importância no cenário musical.

“Eu continuo jovem. Apesar da cara, minha alma continua nova, viva. Eu continuo cheio de vida. Deus me deu a virtude de saber envelhecer. Tenho 22 composições autorais e ainda muito a contribuir com a música”, conta Leal.

Leal conta que recebeu com emoção a notícia de que o songbook ia se tornar realidade, após mais de 10 anos no forno.

“Eu recebo com muita satisfação e emoção. O projeto foi do prefeito João Henrique. Depois dele não deram prosseguimento, e agora o Clécio deu continuidade. Amanhã estarei recebendo o trabalho. Outros músicos, posteriormente, também vão receber – Amilar Brenha, Oscar Santos e Professor Tiago -, mas serão homenagens póstumas. Graças a Deus eu recebi em vida”.

Durante o lançamento, o mestre Nonato Leal tocará duas canções ao violão, acompanhado do cantor Manoel Leonan, parceiro musical dele há mais de 20 anos. a direção artística é do músico Alan Gomes, também responsável pelas transcrições das partituras musicais.

Carreira

Nonato Leal foi o primeiro professor de violão do antigo Conservatório de Música do Amapá. Introduziu dezenas de alunos na arte musical. Tem três CDs lançados, sendo dois deles produzidos pelo maestro Manoel Cordeiro (Lamento Beduíno e Coração Popular) e um por Venilton Leal, seu filho.

Sebastião Mont’Alverne, Amilar Brenha, Hernani Guedes, Aimirezinho e Manoel Cordeiro estão entre os músicos que dividiram palco com Nonato Leal.

Fonte: G1 Amapá

Compartilhe.

Deixe uma resposta