Banda Sinfônica de Sumaré/SP realiza Concerto Especial

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Essa será a primeira edição do Concerto Especial de 2020

A Banda Sinfônica Municipal “Dorival Gomes Barroca” realiza no próximo dia 25 a primeira edição do Concerto Especial de 2020. A apresentação terá início às 20 horas no Anfiteatro Dirce Dalben, em Nova Veneza, Sumaré/SP, com entrada gratuita.

Com repertório bastante variado, a Banda Sinfônica Municipal faz concertos especiais toda última quarta-feira do mês com a finalidade de proporcionar momentos de cultura e lazer para toda a comunidade sumareense.

“A nossa querida Banda Municipal é uma ferramenta de democratização cultural do nosso município, sempre com músicas de qualidade e repertório variado. A programação dos concertos especiais começa nesse mês e tem muita música boa com acesso gratuito para a população durante todo o ano”, disse o prefeito Luiz Dalben.

A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887, de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial pelo patrono Dorival Gomes Barroca, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O Maestro Pico foi o grande incentivador na implantação da banda em caráter municipal. A Banda ficou desativada por alguns anos, mas foi retomada em 1997. Posteriormente, em 3 de abril de 2008, por meio da Lei nº 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré ‘Dorival Gomes Barroca”. Atualmente, o maestro da Banda é Jair dos Santos.

Repertório – 25/03

– “Finlândia” – É um poema sinfônico escrito pelo compositor finlandês Jean Sibelius.  Grande parte da peça traz melodias crescentes e turbulentas, evocando a luta do povo finlandês. À medida que vai chegando ao final, o som da Banda se acalma e a melodia do hino da Finlândia é ouvida.

– Le Carnaval de Venise – Essa obra está inserida no inestimável “Método para Trompete” do compositor Jean Baptiste Arban, interpretada pelo trompetista da Banda Sinfônica: Daniel Gomes

– Trilha sonora do musical “O Fantasma da Ópera” – O musical conta a história dramática de um músico talentoso que, por ter o rosto deformado, se afasta de toda a sociedade, habitando nos calabouços da Ópera de Paris. Na ópera, se apaixona por Christine, a jovem órfã a quem dá lições de canto durante a noite. Christine reencontra Raoul, o novo patrono, que era seu amor de infância. O Fantasma, com ciúmes, a sequestra e leva para seus aposentos, debaixo da ópera, acreditando que ela vai amá-lo. Christine arranca sua máscara para ver o seu rosto. Vê seu rosto desfigurado e ele ordena que volte ao teatro. Ao perceber que a soprano vai fugir com o amado, volta a sequestrá-la e decide forçá-la a casar, sob ameaça de matar Raoul. Erik partilha um momento de intimidade com a moça, contando seu passado e chorando, acaba deixando que Christine parta com Raoul.

Fonte: Novo Momento

Compartilhe.

Deixe uma resposta

dezenove − dois =