Conservatório de Tatuí /SP homenageia Maestro Ernst Mahle em Concurso de Piano

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Evento reúne 87 pianistas, que farão recitais gratuitos de 7 a 10 de outubro

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove, de 7 a 10 de outubro, o 14º Concurso Interno de Piano, edição dedicada ao Maestro Ernst Mahle. O evento reúne 87 pianistas, que interpretarão obras de Mahle e de outros compositores. Os recitais serão realizados em vários horários, sempre com entrada gratuita.

De acordo com o regulamento do concurso, cada candidato deverá apresentar uma obra de Mahle e outra peça de livre escolha. Os pianistas serão divididos em categorias, de acordo com seu nível de aperfeiçoamento técnico: Preparatório 1, Preparatório 2, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, 6º Ano e 7º Ano. Todos os inscritos devem se apresentar para uma banca de professores e os vencedores participarão de um grande recital no dia 10, às 19h30, com a presença do homenageado.

Ernst Mahle nasceu em Stuttgart (Alemanha) em 1929. Foi aluno de composição de J.N. David na Alemanha, de H.J. Koellreutter (ex-diretor do Conservatório de Tatuí) no Brasil e de O. Messiaen, W. Fortner, E. Krenek em cursos internacionais de férias. Estudou também regência com L. Von Matacic, R. Kubelik e Mueller-Kray.

Mudou-se para o Brasil em 1951 e foi, em 1953, um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde atuou como diretor, professor e maestro por 50 anos. Naturalizou-se brasileiro em 1962 e, em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano” por seus trabalhos em prol da educação da juventude. Foi idealizador e presidente da Comissão Julgadora dos Concursos Jovens Instrumentistas Brasil – Piracicaba de 1971 a 2003; professor em vários cursos e festivais; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea; e é membro da Academia Brasileira de Música.

Premiado em vários concursos de composição, em 1995 recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e, em 2006, o “Prêmio Martius Staden”, conferido anualmente pelo Instituto Martius Staden ao profissional que mais contribuiu para o intercâmbio cultural Brasil-Alemanha. Recebeu, em 2010, o prêmio APCA pelo conjunto de sua obra. Entre suas composições figuram obras para todos os instrumentos de orquestra, música de câmera para as mais variadas formações, concertinos e concertos, obras para canto e coro, para orquestras, ballets e óperas. Aos 90 anos, vive em Piracicaba-SP.

Serviço:
14º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí – 
Homenagem a Ernst Mahle
Renato Bandel, coordenação
Data: 07 a 10 de outubro de 2019
Horários variados
Local: Salão Villa-Lobos e Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí /SP
Entrada gratuita
Compartilhe.

Deixe uma resposta

5 × 4 =