Corporação Villa-Lobos apresenta concerto virtual em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Para celebrar o mês do Dia Internacional da Mulher, a Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL) traz o concerto virtual #CMVLdELAS, que será apresentado por sete musicistas da banda sinfônica, em um repertório com quatro arranjos do maestro Samuel Nascimento de Lima. A apresentação acontece neste sábado, 13 de março, às 20 horas, no canal do YouTube da CMVL. O concerto conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

No encerramento, os 45 integrantes da corporação executam uma composição da cantora, compositora, atriz, produtora musical e empresária norte-americana Lady Gaga.

Participam dos primeiros quatro arranjos do repertório Carolina Araújo Monteiro Pierroni (flauta), Juliana da Silva Landinho (trompa), Kelly Florentino Alves (percussão), Letícia da Rosa Araújo (clarineta), Marielle Ferrari (clarinete), Mirella Moreira Gomes (fagote) e Priscila Próbio de Moraes (flauta).

“Destacamos entre os compositores escolhidos para este concerto, a brasileira Chiquinha Gonzaga, nascida Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935) no Rio de Janeiro, musicista talentosa que contribuiu para a gênese da música brasileira, enfrentando todos os preconceitos da sociedade patriarcal e escravista para se firmar como pianista, compositora, regente e, por fim, líder de classe em defesa dos direitos autorais”, destaca o maestro, que divide a batuta com Tiago Morandi Roscani. “Pioneira, Chiquinha Gonzaga abriu alas para todos, deixando seu exemplo de luta pela música brasileira”.

“Encerrando nossa apresentação, a CMVL em formação de banda sinfônica, com cerca de 45 integrantes, executará uma composição de outra mulher de talento: Stefani Joanne Angelina Germanotta, cantora, compositora, atriz, produtora musical e empresária norte-americana, que conquistou fama mundial com o pseudônimo de Lady Gaga”, afirma Samuel. “O arranjo em estilo de Fuga (composição contrapontística, polifônica e imitativa, de um tema principal, com origem na música barroca), foi elaborado pelo maestro Giovanni Dettori e adaptado para banda por Johnnie Vinson”.

Repertório

01) Corta-Jaca: composição de Chiquinha Gonzaga/ Machado Careca – arranjo: Samuel N. de Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL

02) Song for Gene: composição de Simon Akesson – arranjo: Samuel N. de Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL

03) Golliwogg’s Cake-Walk: composição de Claude Debussy – adaptação: Samuel N. de Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL

04) Brejeiro: composição de Ernesto Nazareth – arranjo: Samuel de N. Lima – execução: Septeto Feminino da CMVL

05) Lady Gaga Fugue: composição de Giovanni Dettori – adaptação de Johnie Vinson – regência Tiago Roscani – execução Corporação Musical Villa-Lobos (formação de banda sinfônica)

Serviço: 
#CMVLdELAS
Com: Corporação Musical Villa-Lobos
Regência: Samuel Nascimento de Lima e Tiago Morandi Roscani
Data: 13 de março
Horário: 20 horas
Local: www.youtube.com/channel/UC8l5Ahye1jz8qbFWuqRGO1g

Fonte: Z1Portal

Compartilhe.

Deixe uma resposta

oito − 8 =