Técnicas e Boas Práticas para Regentes de Orquestra e Grupos Musicais
Composto por três módulos online, o curso criado pelo maestro Edson Beltrami, e desenvolvido pelo Sesi/SP é totalmente gratuito e ministrado em uma plataforma intuitiva com monitoria para sanar possíveis dúvidas. Além das técnicas para o aperfeiçoamento da atuação dos músicos como regentes, as aulas pretendem difundir noções sobre a gestão de uma orquestra.
Clique para mais informações e inscrições
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – Estabelecendo a Estrutura
AULA | TÍTULO | DESCRIÇÃO |
0 | ABERTURA | Breve descrição do Curso, dos Módulos, Materiais que serão disponibilizados, e objetivos almejados até o final do curso. |
1 | Breve história da Regência | · Cronologia · Responsáveis pelas principais mudanças e melhoramentos · Razões responsáveis por essas mudanças · Etc. |
2 | Responsabilidades do Regente | Sobre todos os aspectos que envolvem o trabalho do maestro: · Conhecer com exatidão as características de seu grupo · Busca diária pelo crescimento técnico do grupo · Pesquisa de Repertório · Buscar capacitação técnica pessoal · Preparação dos ensaios (agenda) · Realizar ensaios · Realizar concertos |
3 | O Regente como Administrador | Somado às responsabilidades tradicionais, torna-se cada vez mais imperativo que o regente assuma um papel de administrador de seu grupo, bem como de toda a estrutura em volta dele. Isso envolve aspectos como: · Marketing · Gestão financeira · Busca de soluções externas para os problemas · Busca de melhorias trabalhistas · Contato permanente com os eventuais mantenedores do trabalho (poder público ou privado) · Patrocínio |
4 | Estrutura | Sobre a importância de se ter uma estrutura física adequada para o trabalho. Isso envolve aspectos como: · Sala de ensaio adequada (soluções acústicas simples ?) · Sala de arquivo (partituras) · Sala de instrumentos · Sala ou Local de Concertos e apresentações · Etc. Bem como os responsáveis por esses setores: · Limpeza · Manutenção das salas · Arquivista · Manutenção e cuidado com instrumentos · Etc. |
5 | O Regente como Motivador | O Regente deve desempenhar um papel central como motivador, proporcionando sempre ferramentas para o desenvolvimento técnico de seus músicos. Isso pode ser feito: · Promovendo cursos especiais locais com profissionais capacitados convidados. · Divulgando cursos e incentivando a participação dos músicos nesses eventos. · Promovendo intercâmbios com professores capacitados de sua própria região. · Organizando a presença de seus músicos em concertos (e posterior análise). · Etc. |
6 | Escolha de Repertório | Sobre a importância de se levar em conta alguns critérios na escolha de repertório. Critérios como: · Nível técnico do grupo · Nível técnico do regente !!! · Interesse do público · Necessidades imediatas (repertório específico para eventos específicos) · Responsabilidade Artística Como organizar esses repertórios: · Por cronologia · Por temática · Por diversidade · Etc. |
7 | Leis de Incentivo I | Uma breve descrição das leis existentes e suas características. |
8 | Leis de Incentivo II | Algumas “dicas” na obtenção de patrocínio através das Leis de Incentivo. |
9 | Promovendo o próprio crescimento | O que compõe o desenvolvimento técnico do regente e oque isso reflete na qualidade de seu grupo. |
10 | Marketing | Estratégias Simples |
11 | Conclusão de Módulo | Avaliação geral |
MÓDULO II – Conhecimento e Técnica
AULA | TÍTULO | DESCRIÇÃO |
0 | Abertura | · Uma breve explicação do Módulo que se inicia e proposição de preparação. · Apresentação do Material que será utilizado. · Explicação de como o participante deve se preparar para as aulas. |
1 | Preparação para o Ensaio | · Escolha do Material a ser ensaiado. · Preparação técnica para o ensaio. · Antecipação de problemas e suas soluções. · Estudo do Gestual adequado das obras. · Os objetivos previstos para o ensaio. · Preparação da estrutura necessária para o ensaio. · Montagem do grupo baseada na necessidade das obras (Quantos músicos, quais instrumentos, cadeiras, partituras, etc.). |
2 e 3 | Análise de Partitura | Faz parte do ritual do regente conhecer profundamente o material que será trabalhado em seu grupo em todos os aspectos: · Harmônico; · Formal, · Histórico, · Estético, · Instrumental, · Emocional, · Etc. |
4 | O ensaio | · O ritual do ensaio. · O tratamento cordial. · A dinâmica do ensaio. · Agilidade na resolução de problemas. · O Olhar. |
5 | Gestual 1 | · Sobre a Batuta. · Função das Mãos. · Energia e Tamanho do movimento. · Básico do Up-Beat |
6 | Gestual 2 | · Independência das Mãos. · Continuação do Gestual. |
7 | Gestual 3 | · Respirações. · Entradas. |
8 | Gestual 4 | · Legato, · Staccato, · Padrão
|
9 | Gestual 5 | · Compassos Alternados, · Compassos Irregulares. |
10 | Gestual 6 | · Compassos Alternados (continuação), · Sobre a Fermata |
10a | A Personalidade do Gestual | A importância de desenvolver a personalidade própria de sua regência mantendo porém; · A eficiência dos movimentos, · A coerência do gestual com a obra que está sendo executada. · O componente emocional da obra. |
11 | O Concerto | Preparação e Execução · Ritual do Concerto · Preparação da Estrutura Física · As funções diferentes do Regente durante o Concerto · Análise e autocrítica pós concerto. |
MÓDULO III – Outros Aspectos: Estruturais e Técnicos, Ética
AULA | TÍTULO | DESCRIÇÃO |
1 | Colaboração | Incentivar a formação de grupos tecnicamente melhores e/ou maiores através da colaboração em suas comunidades. |
2 | Básico Instrumental 1 | Noções Básicas de Instrumento – Respiração |
3 | Básico Instrumental 2 | Noções Básicas de Instrumento – Flauta |
4 | Básico Instrumental 3 | Noções Básicas de Instrumento – Palheta Dupla (Oboé ou Fagote) |
5 | Básico Instrumental 4 | Noções Básicas de Instrumento – Palheta Simples (Clarinete/Saxofone) |
6 | Básico Instrumental 5 | Noções Básicas de Instrumento – Metais (Trompete) |
7 | Básico Instrumental 6 | Noções Básicas de Instrumento – Metais (Trombone) |
8 | Básico Instrumental 7 | Noções Básicas de Instrumento – Cordas (Violino /Viola) |
9 | Básico Instrumental 8 | Noções Básicas de Instrumento – Cordas (Violoncelo/Contrabaixo) |
10 | Básico Instrumental 9 | Noções Básicas de Instrumento – Voz |
11 | Básico Instrumental 10 | Noções Básicas de Instrumento – Percussão |