João Carlos Martins realiza primeiros concertos de 2021 no Teatro Gazeta

Google+PinterestLinkedInTumblr+

O maestro João Carlos Martins, que em 2020 alcançou números expressivos – 1,750 milhão de visualizações em mais de 30 lives, além de ter viralizado na internet um vídeo tocando Bach ao piano com suas novas luvas biônicas, com a marca de 33 milhões de visualizações – abre 2021 com dois concertos presenciais e gratuitos, no Teatro Gazeta.

Os concertos acontecem no dia 23/2 com a participação do tenor Jean William e no dia 24/2,  com a jovem atriz e cantora Maria Clara Mascellani. As apresentações contarão com intérprete de libras e audiodescrição.

O concerto se inicia com o compositor italiano do período barroco Alessandro Marcello e seu Oboé Concerto – depois transcrito por J.S.Bach para o cravo – com a participação dos solistas Peter Apps (oboé) e Bruno Lourensetto (Trompete Piccolo).

As Quatro Estações, mais famosa das obras de Vivaldi, exemplo revolucionário da música barroca italiana, será representada em dois de seus movimentos: Primavera, com solo de Felipe Santarelli (violino), e Inverno.

O repertório segue com o Prelúdio, primeiro movimento das Bachianas Brasileiras nº 4, composta por Heitor Villa-Lobos entre 1930 e 1941 originalmente para piano, que em 1942 ganhou uma transcrição para orquestra.

Originalmente gravada pela cantora canadense Celine Dion em dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli, The Prayer, do produtor musical, compositor e arranjador canadense David Walter Foster e Carole Bayer Sager, para o filme A Espada Mágica – A Lenda de Camelot, será interpretada pelo tenor Jean William no primeiro concerto e por Maria Clara Mascellani no segundo. O revezamento de repete em Hallelujah, de Leonard Cohen – canção incluída em trilhas sonoras de filmes como Shrek, originalmente composta em compasso 12/8 e em dó maior, traz em sua progressão harmônica na primeira estrofe de sua letra uma referência metamusical: goes like this, the fourth, the fifth, the minor fall, and the major liftI (segue com dó, fá, sol, lá menor e fá). Em Carinhoso, composição de Pixinguinha e considerada nosso “segundo hino nacional”, novamente Jean e Maria Clara se alternam no solo

Agora ao piano, Martins executa um dos marcos do nuevo tango, a Balada para un Loco, resultado da frutífera parceria ente Astor Piazzola e o poeta uruguaio Horácio Ferrer, lançada em 1969 na voz da cantora Amelita Baltar no Festival de Buenos Aires de la Canción y la Danza.

Ainda ao piano, com o auxílio de um violino, Martins brinda a plateia com o tema principal da lírica trilha composta por Nigel Hess e que lhe rendeu uma indicação ao Classical BRIT Awards de Melhor Compositor de Trilha Sonora, Ladies in Lavender. Para o encerramento de cada noite de concerto, a canção popular italiana Bella Ciao.

SERVIÇO

Ministério do Turismo e Fundação Bachiana

apresentam

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP
Regência João Carlos Martins
Solistas: Jean William e Maria Clara Mascellani (vozes);
Peter Apps (oboé); Bruno Lourensetto (Trompete Piccolo)

23 e 24 de fevereiro, às 18h30
Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900 – São Paulo – SP
Duração: aprox. 80 minutos
Classificação etária: Livre – Menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

INGRESSOS GRATUITOS
Bilheteria do Teatro: de terça-feira à domingo, das 14h até o início do último espetáculo
http://www.teatrogazeta.com.br/

Ingressos para pessoas com deficiência (PCD) disponíveis na bilheteria do teatro. As apresentações contarão com intérprete de libras e audiodescrição.
Estacionamentos conveniados:
Estacionamento MultiPark – Rua São Carlos do Pinhal, 303 – Subsolo.
Hotel Transamérica Paulista – Rua São Carlos do Pinhal, 200 – Bela Vista (250m do Teatro) – (11) 3016-7500.
Obs: Válido somente nos horários das apresentações do Teatro Gazeta e com selo do Teatro.
O Teatro Gazeta seguirá todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e o público deverá fazer o uso de máscara durante toda sua permanência no teatro.

PROGRAMA
1. MARCELLO
Oboé Concerto
Solistas: Peter Apps (oboé) e Bruno Lourensetto (Trompete Piccolo)

1. VIVALDI
As Quatro Estações – Primavera – (1º mov.)
Solista: Felipe Santarelli (violino)
As Quatro Estações – Inverno

1. VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 4 (Prelúdio)

1. FOSTER / C. BAYER SAGER
The Prayer
Solista: Jean William (23/2) e Maria Clara Mascellani (24/2)

1. COHEN
Hallelujah
Solista: Jean William (23/2) e Maria Clara Mascellani (24/2)

1. PIXINGUINHA
Carinhoso
Solista: Jean William (23/2) e Maria Clara Mascellani (24/2)

1. PIAZZOLA / H. FERRER
Balada por un Loco
Solista: João Carlos Martins

1. HESS
Ladies in Lavender
João Carlos Martins ao piano e violino solo

TRAD. ITALIANA
Bella Ciao

Compartilhe.

Deixe uma resposta

cinco + 4 =