Maestro Cesar Pimenta assume a Banda e a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (OSITA), em Taubaté /SP

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Banda Sinfônica Jovem de Taubaté e a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (OSITA) têm novo diretor artístico e maestro titular desde o último dia 5 de novembro. Cesar Pimenta assumiu as duas corporações musicais na última semana.

Bacharel em trompete, Cesar Pimenta foi discípulo do professor Dr. Sérgio Cascapera (USP). Foi trompete solista da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos por várias temporadas, além de ter participado como convidado junto a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Filarmônica de São Caetano, Orquestra Filarmônica Vera Cruz, Orquestra Filarmônica de São Carlos entre outras. Também participou de audições internacionais no Chile, Suécia e Israel.

Pimenta tem como um dos objetivos a criação de um projeto para instituir um corpo musical de caráter profissional no município. A iniciativa será a etapa final de um ciclo que se inicia com o ensino da música nas escolas públicas da cidade. Depois tendo o acesso aos cursos livres de música do Centro Cultural, e, posteriormente, ingressando na Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo, curso técnico obrigatório para a participação na Orquestra Jovem e na Banda Sinfônica Jovem do município. De acordo com o maestro serão muitas as novidades.

Em dezembro, acontecerá o lançamento oficial da Temporada 2020 da Orquestra Sinfônica e também da Banda Sinfônica. Atualmente, estes grupos musicais contam com a participação de 130 músicos aprovados por meio de processo de seleção que recebem uma bolsa auxílio para exercer as atividades.

“Acredito que nosso grande desafio será o de tornar possível que a maior parte da população do município tenha acesso aos concertos sejam eles artísticos, didáticos, sejam com a formação completa da orquestra sinfônica ou da banda sinfônica, sejam com os grupos menores, que serão criados para facilitar este acesso ou sejam de qualquer outra forma já projetada para o próximo ano”, conclui o maestro Cesar Pimenta.

Compartilhe.

Deixe uma resposta