Maestro João Carlos Martins é o convidado especial na Worldwide Music Conference, em Praga

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A história do pianista e maestro João Carlos Martins, conhecido como um dos mais proeminentes intérpretes de Bach de seu tempo e um símbolo de resiliência para muitos músicos no mundo todo, ganha destaque especial e será o centro das homenagens preparadas pela Worldwide Music Conference (WWMC), evento pioneiro produzido para o público que deseja aprofundar seus conhecimentos em música, que realiza sua primeira edição online nos dias 22 e 23 de abril de 2021, diretamente de Praga.

Martins tem lutado com problemas físicos em suas mãos – como a distonia focal e as lesões por esforço repetitivo – desde os 18 anos. Após abandonar os palcos como pianista em 2002, iniciou sua nova jornada na música, uma proeminente carreira de maestro. Mas não se separou do piano até a 24ª cirurgia, um procedimento de secções de nervos do braço esquerdo que reduziu a mobilidade dos dedos desta mão, suficiente apenas para movimentos corriqueiros, mas não para o piano.

Após 22 anos sem encostar os 10 dedos no teclado do piano – mas ativo como maestro da Bachiana Filarmônica SESI-SP e à frente dos projetos sociais da Fundação Bachiana –, Martins se mantém contemporâneo e tornou-se ainda neste período um influenciador digital com mais de 600 mil seguidores entre o Instagram e o Facebook. Graças às luvas biônicas criadas pelo designer industrial brasileiro, Ubiratan Bizarro Costa, recuperou a capacidade de tocar novamente e se apresentará e, 19 de novembro de 2022 no Carnegie Hall, em Nova York, quando ao final tocará com as luvas extensoras.

Antes mesmo das luvas, Martins sempre manteve um profundo vínculo com a ciência e a tecnologia: sua primeira cirurgia cerebral foi realizada com ele acordado e conversando com o médico, no ano de 2012 e teve um cobot (um robô colaborativo) criado especialmente para auxiliá-lo a virar as páginas das partituras, em 2018. Sua história, que tem inspirado tanto cientistas quanto músicos, mostra a importância do vínculo que existe entre ambas as disciplinas, será contada por ele na abertura da WWMC, onde também tocará seu grande amigo, o piano.

E João Carlos Martins não se contenta “apenas” com esta retomada. Segue firme em sua campanha pela democratização e popularização da música clássica através de suas atividades como maestro e dos programas desenvolvidos pela Fundação Bachiana. “Ainda tenho muito para fazer pela música, independente do movimento dos meus dedos” declara bem-humorado o maestro.

Sobre a WWMC

Principais palestrantes:

O evento contará ainda com experts da música internacional que dedicaram suas vidas ao estudo da música através de diferentes ferramentas e conhecimento de suas disciplinas. Entre os especialistas, a WWMC receberá Dmitri Tymoczko (EUA), Roman Rudista (RU), Mario Baroni (IT), Dario Martinelli (IT), Angela Stoeger (AU), Agnieska Roginska (EUA), Ildar Khannanov (EUA/RU), Lucas Wong (CA), Julie Bayantyne (AUS), Konstanin Zenkin (RU), W. Tekumseh Fitch (EUA/AU), Daniil Shutko (RU) e Eduardo R. Miranda (BR/UK).

Alguns temas abordados na WWMC 2021 incluem:

  • Bioacústica, sons produzidos pelo organismo do animal;
  • Evolução da fala, da música e da linguagem;
  • Som imersivo;
  • Música e matemática;
  • Como a educação musical evolui com a tecnologia atual;
  • O que é tom musical e como é estruturado;
  • Composição musical com neuro tecnologia: da criatividade à saúde;
  • O conceito da interdisciplinaridade no estudo da música;
  • Impactos sociais e psicológicos do envolvimento musical;
  • Música – número – palavra. História e teoria das conexões.

Sobre o comitê organizador:

Fundadores da WWMC: Andrey Bayadzhan e Roman Ruditsa, CEO e Presidente da D Notation (EUA), Anastasia Kulachinskaya, R&D Diretor do Business Communication Center (Republica Tcheca).

Andrey Bayadzhan estudou teoria da música com o conceituado compositor e teórico da música Roman Ruditsa. Ambos são conhecidos pela invenção do “teclado de notação musical” (“The Musical Notation Keyboard”), e pela criação do aplicativo para celulares para digitar e aprender notas musicais chamado Notação D (D Notation). Suas experiências empreendedoras incluem dez anos na realização de diversos projetos envolvendo música clássica. Como compositor, Roman escreveu cantatas e músicas para orquestra e câmara que têm sido executadas nas principais salas de concerto da Rússia. Dra. Anastasia Kulachinskaya é professora universitária sênior, pesquisadora e organizadora profissional de eventos científicos. A paixão pela música os uniu e a combinação de suas Experiências trouxe a, juntos, criarem a Worldwide Music Conference.

Compartilhe.

Deixe uma resposta