Maestro João Carlos Martins, pianista Ricardo Bacelar e cantora Lia Veras fazem concerto em Aquiraz/CE

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A apresentação inédita e gratuita acontece na Tapera das Artes, hoje, quinta-feira (16)

Organizada pela ONG Tapera das Artes em Aquiraz, na Grande Fortaleza/CE, a quarta edição do projeto Encontro Mestre & Aprendiz vem para celebrar a música e a educação dessa linguagem. O evento reúne em concerto inédito o maestro João Carlos Martins (SP), o pianista e compositor Ricardo Bacelar e a cantora Lia Veras (CE).

A apresentação é gratuita e acontece hoje, quinta-feira (16), às 17h, no Teatro da Tapera. O projeto facilita o diálogo entre mestres consagrados da música instrumental brasileira e aprendizes e, nesta edição, tem como tema “Orquestrando Emoções”.

Um momento de trocas de experiências aconteceu também nesta quarta-feira (15) quando o maestro se reuniu com cerca de 200 estudantes do projeto de educação musical da ONG sob a direção do professor Ênio Antunes.

Carreira

Atualmente, o maestro rege a Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi-SP e ainda nutre sonhos, como percorrer o Brasil ao lado da sua orquestra em um trajeto no formato de coração.

“Villa-Lobos fez algo parecido em 1931, quando ele percorreu 101 cidades em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Tive uma parte da minha vida como pianista, percorri dezenas de países, foi fantástico. Sinto-me gratificado agora na regência, com os cursos de musicalização que faço, mas chegou a hora de tentar deixar um legado”.

Traçando uma retrospectiva da carreira, João Carlos lembra as dificuldades motoras que teve de enfrentar para seguir o sonho da música, após uma série de acidentes no membro superior. O maestro usa luvas biônicas para dedilhar o piano.

“Realizei 24 operações na minha vida, para manter o sonho. E hoje brinco com essa luva, já toquei alguma coisa bonitinha até. Se vou recuperar com isso a velocidade que eu tinha, não vai ser possível”, reflete e revela ainda querer voltar a estudar.

Encontro

A reunião dos três músicos no palco é inédita. No entanto, Ricardo e João Carlos já se conheciam. “Ele já almoçou na minha casa. Nos encontramos outras vezes, em Nova York inclusive, no Carnegie Hall (onde o maestro se apresentou pela primeira vez aos 21 anos)”, relembra o pianista cearense.

Trabalhando no lançamento do quarto disco, o cearense reconhece a importância do Encontro Mestre & Aprendiz para o município de Aquiraz e para a formação intelectual de qualquer pessoa.

“A formação faz os dois lados do cérebro trabalharem, o lógico e o criativo. Essa questão neurológica já foi estudada e provada, é importantíssima para a educação das crianças. E abre porta para todos os lados: socialização, confiança, autoestima”, conclui Ricardo.

Fonte: G1

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta