Maestro Mahle comemora 92 anos com produção em alta

Google+PinterestLinkedInTumblr+

O ano de 2020 para o maestro Ernst Mahle, como de muitos, foi de reclusão devido à disseminação da covid-19, em meio a uma pandemia que, como lembra a esposa Cidinha Mahle, começou ano passado logo após as celebrações dos 67 anos da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Mahle). No último dia 3 de janeiro, o alemão completou 92 anos, longe das apresentações ao vivo e para o público, mas com muitas obras inéditas em mãos.

“Mesmo longe das apresentações, Mahle fez muita coisa em 2020. Foi um dos anos em que ele mais compôs”, conta Cidinha ao telefone com o Jornal de Piracicaba. Como conta a esposa, o maestro criou concertos para diversos tipos de trios. “Tem para flauta, violino e harpa, para saxofone, viola e violoncelo; também compôs um concerto para tuba e sanfona, outro para fagote e sinfônica e para dois violoncelos de corda”.

Neste último ano Mahle ainda fez uma canção em cima de um poema de Ezio Pezatto. “São grande amigos”, revela Cidinha. O maestro ainda escreveu poemas, alguns bastante extensos, lembra a esposa.

Eliana Asano Ramos, presidente da Associação Amigos Mahle, conta os 92 anos devem ser celebrados presencialmente em breve. “Estamos planejando o tradicional concerto de aniversário da Escola de Música, que este ano comemora seus 68 anos de fundação. D. Cidinha está organizando o programa, que contará com a participação de ambos, d. Cidinha e Mahle, tocando e regendo”.

Tanto Eliana como Cidinha ponderam sobre a realização do evento, quanto à possibilidade de fazer de forma presencial. “Vamos tentar fazer com um número limitado de pessoas, tomando todas as medidas de segurança”, conta Cidinha.

A presidente da associação ressalta outra expectativa. “Temos um plano para apresentar ainda este ano uma cortina lírica da ópera ‘Isaura’, sem cena, apenas com piano e cantores. Mahle terminou a ópera em 2019, com libreto do Dr. Marcelo Batuíra, baseado no romance ‘A escrava Isaura’, de Bernardo Guimarães. Também não sabemos se presencial, com número reduzido de pessoas, ou se online”.

Fonte: Jornal de Piracicaba

 

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

cinco × 2 =