Maestro usa as lives para atingir o coração das pessoas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Às vésperas da live que vai trazer o consagrado João Carlos Martins a Ribeirão Preto – evento comemora os 90 anos do Theatro Pedro II e 250 anos do compositor alemão Ludwing van Beethoven -, ACidade ON conversou com o maestro e conseguiu pequenos “spoilers” do Adágio do Concerto no 5 Imperador, da 9ª Sinfonia, preparado por ele no piano.

De acordo com o músico, a apresentação veiculada pela internet amahã, sábado (31), a partir das 20h, diretamente do Theatro Pedro II, não terá a presença física do público, mas será transmitida na mesma frequência da emoção.

“Quando você começa a tocar e a viver a música, não tem diferença. Pode ter uma pessoa ou centenas de milhares presentes, assistindo de pertinho, aquilo trata-se apenas da relação entre as notas e quem toca. Nossa única preocupação é transmitir esse sentimento”, explica.

E a opinião cuidadosamente expressada é de quem entende do assunto. Só na quarentena provocada pelo novo coronavírus, as lives protagonizadas pelo maestro somaram mais de 1 milhão de visualizações em todo o mundo.

Martins diz que a concentração sentida por ele nesse novo formato de espetáculo é impagável. “É como se eu conseguisse atingir o coração das pessoas on-line”, completa.

Sobre os cuidados obtidos neste mesmo período, já que as consequências de uma doença neurológica o acompanham há anos, causada por Dort (Distúrbios Oesteomusculares Relacionados ao Trabalho) e algumas adversidades pessoais, o maestro disse para a reportagem que as luvas biônicas adaptadas exclusivamente para a condição dele ainda são capazes de desenvolver um “sonzinho bom”. E que sonzinho, maestro!

“Eu acho que a música tem o poder de unir geração, sempre com palavras de solidariedade. Neste momento não seria diferente. As lives foram muito importantes desde o início para as pessoas se manterem isoladas e tenho certeza que vamos continuar emocionando daqui para frente”, finaliza.

O concerto

O concerto gratuito e totalmente digital poderá ser acessado pelos internautas através do canal do Youtube, criado pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e apreciado com regência de Roberto Minczuk.

Essa será a primeira vez que o coro da cidade se apresentará na plateia do Theatro Pedro II e com máscaras. Pela primeira vez também, desde o início da pandemia, que os coralistas se reúnem para ensaiar presencialmente.

A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven.

Fonte: A Cidade On

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta