Menino vive o sonho de tocar em orquestra e sair na cidade onde vive pela primeira vez no Paraná

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Gabriel Lucas tem 13 anos e mora em uma comunidade simples de Tunas do Paraná, na Grande Curitiba; ele se apresentou na capital e se encantou com coisas que nunca tinha visto.

Treze anos e uma vida inteira pela frente. É assim que a família do pequeno Gabriel Lucas Pereira Vaz, que mora em uma comunidade simples de Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, pensou quando teve uma oportunidade de colocar o filho pra aprender música.

Gabriel não deixou por menos e agarrou a oportunidade com todas as forças. Ele aprendeu a tocar violino graças ao projeto social Cordas do Paraná e, pela primeira vez, teve a oportunidade de sair da pequena cidade onde vive para conhecer a capital, em Curitiba.

Para completar o sonho, ele ainda viveu a experiência de tocar pela primeira vez em uma orquestra. A apresentação na Orquestra Juvenil Cordas do Iguaçu foi no domingo (21), no bairro Portão, em Curitiba/PR.

“Agora eu quero, tipo assim, sair pra fora, tocar e conhecer coisa nova”, comemorou Gabriel após a realização do sonho.

A simplicidade

O projeto que deu a oportunidade ao Gabriel de aprender a tocar violino foi criado pelo músico José Magalhães Silva e se chama Cordas do Paraná.

A instituição é mantida pela Lei Rouanet, que é o principal mecanismo de incentivo à cultura do Brasil criado pelo governo federal, mas como tem poucos patrocinadores, atualmente depende de doações.

Segundo Zé Maria, Gabriel se destacou na turma desde o primeiro dia de aula, na Casa da Cultura, em Tunas do Paraná.

“A gente via a dedicação dele. Ele nunca faltou e sempre demonstrou muito interesse em aprender. E o que nós achamos incrível foi ele nunca ter saído da cidade pra nada. É um menino muito simples que chegou a contar que tinha muita vontade de comer hambúrguer, pizza e tomar sorvete, coisas que ele nunca tinha tido acesso”, contou Zé Maria.

Ainda conforme o criador do projeto, Gabriel também não tem muitas roupas pra sair de casa e muitas vezes chegou a mentir que não estava com frio pra não dizer que não tinha condições de comprar.

Como participar do projeto

Atualmente, 280 crianças são atendidas de graça pelo projeto em Curitiba e em Tunas do Paraná. Para participar do projeto de música basta fazer a inscrição nos seguintes lugares:

A partir das 14h na Igreja Bom Jesus, Av. Rep. Argentina, no bairro Portão, em Curitiba/PR. Na Casa da Cultura, em Tunas do Paraná.

Fonte: G1 Paraná

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta