Orquestra Criança Cidadã terá nova Escola de Formação de Luthier e Archetier, em Recife/PE

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Espaço será inaugurado no primeiro semestre do próximo ano; novidade foi divulgada durante cerimônia de homenagem aos 13 anos da orquestra, na Alepe

No primeiro semestre de 2020 será inaugurada a nova Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã (OCC). A informação foi divulgada pelo idealizador e coordenador geral do projeto, juiz João Targino, durante cerimônia de homenagem aos 13 anos da orquestra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na noite desta terça-feira (17). A sessão solene, requerida pelo deputado estadual Romero Sales Filho, contou com a presença músicos da OCC, familiares e amigos dos jovens, além de políticos.

De acordo com o juiz João Targino, a nova escola vai funcionar na sede localizada no Quartel do Cabanga, Centro do Recife. “A orquestra dará a oportunidade para que jovens carentes do Recife e Região Metropolitana possam ser capacitados, profissionalizados na arte da luteria. São ofícios que estão em extinção e essa escola dará oportunidade a 50 jovens para se profissionalizarem. O espaço vai aumentar dos quais 45 metros para quase 500 metros de área, além de aumentar em dez vezes a quantidade de alunos. Subindo de cinco para 50”, disse.

Ainda segundo o juiz, mais de 700 crianças e adolescentes já passaram pelos três núcleos da orquestra, no Coque (Recife), no distrito de Camela (Ipojuca) e na zona rural de Igarassu. “O nome Orquestra Criança Cidadã pode ser dos meninos de qualquer localidade. A orquestra já nasceu com essa perspectiva de crescimento pelo próprio nome que lhe foi dado”, disse. Para o magistrado a homenagem prestada na Alepe é sinônimo que o trabalho está tendo resultados. “E isso por si só já nos deixa profundamente lisonjeados”, falou.

Entre os jovens atendidos está Luanderson Felipe, 18 anos, morador de Camela. O jovem, que entrou no projeto quando tinha 13 anos, foi solista da apresentação da OCC no Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em novembro deste ano, para Chefes de Estado. “Cada aula, cada apresentação é um aprendizado novo. A Criança Cidadã tem esse poder. Quando a gente entra deixam bem claro que vamos aprender música, mas antes o principal foco será transformar a gente em cidadãos”, falou.

Histórico

A Orquestra Criança Cidadã, gerida pela Associação Beneficente Criança Cidadã, é uma iniciativa que se consolidou no cenário cultural pernambucano e completou, em julho de 2019, 13 anos de inclusão social por meio da música. Atualmente, o projeto atende a 360 jovens, com idade entre 7 e 21 anos. A iniciativa foi idealizada em 2006 e alcançou projeção nacional e internacional, realizando pelo menos uma apresentação por ano no exterior desde 2013.

Para incentivar a criatividade musical, o projeto conta com uma orquestra principal e mais de uma dezena de grupos representativos: trios, quartetos e quintetos de cordas; grupos de sopros, percussão e flautas doces; o núcleo de música popular, além de corais e orquestras de diferentes níveis (infantil, infantojuvenil e juvenil) distribuídos por todos os núcleos do projeto. Nestes 13 anos de existência, a Orquestra Criança Cidadã recebeu mais de 30 prêmios.

Fonte: Folhape

Compartilhe.

Deixe uma resposta