Orquestra do IFSC de Jaraguá do Sul abre 45 vagas para novos músicos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Seguem abertas até o dia 16 de abril, as inscrições para novos músicos para a orquestra mantida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Jaraguá do Sul. São 45 vagas destinadas a músicos com conhecimento intermediário ou avançado nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e piano.

Há ainda uma vaga destinada à função de regente assistente. A participação na orquestra e a matrícula são gratuitas e, além disso, existe também a possibilidade do recebimento de bolsas (remuneração) para parte dos músicos selecionados.

Para participar da orquestra é necessário ser selecionado para uma das 45 vagas do curso de Prática de Orquestra. A seleção dos candidatos ocorrerá por audição musical, com o envio de vídeos – e currículo, no caso da vaga de regente assistente – até o dia 20 de abril. Todas as informações sobre as etapas da seleção estão disponíveis no Edital 21 / DEING / 2021-1: Prática de Orquestra  (clique aqui).

Em todas as 45 vagas é necessário que os candidatos tenham conhecimento e prática no instrumento escolhido, saibam ler partituras e tenham tempo disponível para os ensaios, apresentações e estudos dos materiais da orquestra. Não há limite de idade para participar da seleção de novos músicos. Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para o e-mail registro.jar@ifsc.edu.br.

Regente assistente é a novidade

Uma novidade neste ano é a abertura de uma vaga específica para a função de regente assistente dentro da orquestra. Segundo a maestrina Denise Mohr, essa é uma oportunidade rara para quem estuda ou atua na área.

“Um músico tem o instrumento para estudar, mas um maestro não tem uma orquestra disponível para estudar. Então a ideia é ajudar no eixo formativo de um futuro maestro ou maestrina”, explica.

A pessoa selecionada para a vaga de regente assistente contribuirá com o processo de preparação de repertório da Orquestra e com a organização interna do grupo, além de poder tocar na Orquestra quando não estiver na atividade de regência.

“Isso nenhuma universidade ensina, pois é a vivência do dia a dia de uma orquestra”, destaca a maestrina.

O curso de Prática de Orquestra é oferecido na modalidade presencial. No entanto, enquanto o IFSC estiver com atividades presenciais suspensas devido à pandemia da Covid-19, as aulas e demais atividades da Orquestra também serão ministradas por meio de atividades não presenciais.

Fonte: Jornal Vale do Itapocu

Compartilhe.

Deixe uma resposta