Orquestra GRU Sinfônica será lançada oficialmente no dia 8 de dezembro, em Guarulhos/SP

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, comemora 459 anos no mês de dezembro e para abrir as festividades será lançada oficialmente a GRU Sinfônica, a nova orquestra da cidade, composta por 120 músicos e com regência e direção artística do maestro Emiliano Patarra, que também é responsável pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos.

A criação da GRU Sinfônica foi anunciada no dia 26 de outubro pelo prefeito Guti Costa, pelo secretário da Cultura Vitor Souza, pelo secretário de Educação Paulo Matheus e pelo maestro Emiliano Patarra.

A nova orquestra é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que, aliada à atividade da Orquestra Jovem, faz de Guarulhos referência para a música de concerto no Brasil. Em novembro foram oferecidas 50 bolsas-auxílio para novos músicos, num investimento de R$ 1.756.080,00, o que significa dotar Guarulhos de uma orquestra do porte que poucas cidades do País têm condições de patrocinar. Uma iniciativa que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, estados e pela própria União.

O concerto de lançamento contará com a participação especial do maestro João Carlos Martins, escolhido como padrinho da GRU Sinfônica, pelo seu empenho e contribuição para que a cidade de Guarulhos pudesse realizar o sonho de ter uma nova orquestra.

A Gru Sinfônica é parte do Projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. Além da oferta de iniciação musical para crianças, o projeto cria uma nova temporada de espetáculos sinfônicos gratuitos, para que a cidade de Guarulhos possa respirar música cada vez mais.

O Programa Música nas Escolas amplia a atuação dos Ateliês de Música e do Conservatório Municipal. Os professores dos ateliês e do conservatório serão supervisores desta atividade pedagógica, que será desenvolvida pelos instrumentistas da GRU Sinfônica. Inicialmente serão oferecidas aulas coletivas de música para 10 mil alunos de dez escolas-polo, em curso de iniciação com duração de um ano. Os alunos interessados em prosseguir na sua formação têm ingresso garantido no Conservatório Municipal, abrindo uma nova oportunidade para que sigam a carreira artística.

Serviço:
Lançamento oficial da GRU Sinfônica
Dia: 8 de dezembro
Hora: 20h
Local: Bosque Maia (Av. Paulo Faccini, s/n, Centro - Guarulhos /SP.
Entrada Franca
Compartilhe.

Deixe uma resposta

dezessete − 12 =