Orquestra Sinfônica de Rio Claro/SP ensaia pela internet para apresentações em lives

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Músicos vão fazer duas transmissões por mês e a primeira delas está marcada para o dia 22 de julho.

A Orquestra Sinfônica de Rio Claro/SP readaptou a programação deste ano para apresentações em lives em meio à pandemia do novo coronavírus. Para se preparar, os músicos ensinam os alunos pela internet.

Na kitnet simples no bairro Bela Vista, o estudante Thomaz Henrique Marra ensaia com o contrabaixo acústico. O instrumento foi emprestado pela orquestra, já que ele não pode ir às aulas presenciais.

O contrabaixo, que fica no meio do cômodo, virou decoração e companhia para enfrentar melhor o isolamento social.

“Agora com o coronavírus, a gente passa bem mais tempo dentro de casa, então ter um instrumento dá para gente se dedicar ao estudo e aperfeiçoar mais”, disse.

Aulas online

Como ele, 265 alunos da orquestra ensaiam virtualmente com nove professores que, também, estão trabalhando bastante. Entre eles tem o músico Nicolas Moraes.

“Dar aulas é sempre ótimo, seja online, seja presencial. Mas o contato é muito melhor. Na frente do aluno, a gente vê e vai mudando a aula de acordo com o que ele precisa. É o que mais sinto falta, de aproveitar a aula junto”, disse o professor.

O coordenador pedagógico da escola de música, Kassyo Tonello, tem enfrentado dificuldades para levar aprendizado até os estudantes, mas não desiste. “Nesse momento tão crítico é muito importante a arte na vida das pessoas”, disse.

Os músicos vão fazer duas apresentações por mês. A internet vai ser a janela para que milhares de pessoas tenham acesso à arte deles. Por isso, há muito ensaio para que todos do sofá de casa possam ver e ouvir música de qualidade.

“Nós vamos transmitir as nossas apresentações pelo Facebook da Orquestra Sinfônica de Rio Claro e também pelo nosso canal no YouTube. É só entrar, curtir e apreciar o concerto”, disse o maestro André Müzel.

A orquestra se apresenta no dia 22 de julho, às 20h, na primeira transmissão da série “Live Concerto”.

Fonte: G1

Compartilhe.

Deixe uma resposta