Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás retoma atividades presenciais com concerto ‘Música para Todos’

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) retoma as atividades presenciais nesta sexta-feira (12) com o concerto de abertura da temporada “Música para Todos”, realizado no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia. O evento, programado para as 20h30, será o primeiro presencial desde março de 2020, quando as atividades passaram a ser exclusivamente on-line em razão da pandemia do coronavírus.

O concerto terá regência do maestro titular, diretor artístico da OSJG e coordenador dos grupos sinfônicos do Basileu França, Eliel Ferreira. Além disso, contará com a participação dos solistas João Pedro Moranga e Valdemar Nogueira.

O maestro destacou que a volta das apresentações presenciais é importante para que o público possa voltar a ter contato com a orquestra.

“A música tem esse poder transformador, esse poder de trazer a esperança, de trazer a cura para esse momento tão difícil que a pandemia tem gerado na nossa sociedade. Nada se compara a poder ver uma orquestra de perto, sentir a vibração da música, das cordas”, disse o maestro.

O repertório será composto pelas composições Simple Symphony, de Benjamin Britten; Oblivion, de Astor Piazzolla; Noturno, de Piotr Tchaikovsky; e Andante Festivo, de Jean Sibelius. Antes da apresentação, será realizada uma missa, às 19h30.

O maestro destacou que serão seguidas medidas de segurança como distanciamento, aferição de temperatura na entrada, uso de álcool gel e uso obrigatório de máscara. Segundo o coordenador dos grupos sinfônicos, o Santuário Basílica Sagrada Família tem permissão para receber 50% dos fiéis durante a pandemia. O percentual corresponde, aproximadamente, a 600 pessoas.

Eliel Ferreira afirma que a escolha por uma igreja ocorreu justamente pela flexibilização do funcionamento desses locais. “Eles possuem protocolos rigorosos, aprovados pela Secretaria de Saúde Municipal e Estadual. Os cuidados sanitários a serem tomados serão os mesmos para realização dos serviços religiosos”, ressaltou.

A orquestra é um projeto da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O propósito dessa nova temporada da orquestra, bem como dos demais grupos sinfônicos da instituição, é tornar a música mais acessível.

“A música precisa ser democratizada. Portanto, nosso intuito é apresentar em igrejas, escolas, nos bairros da capital e nas cidades do interior”, afirmou Eliel Ferreira.

SERVIÇO:
Concerto de abertura da Temporada “Música para Todos”
Data: 12 de fevereiro de 2021
Horário: 20h30
Local: Santuário Basílica Sagrada Família, 
situado à Rua C-14, n. 155 - Vila Canaã, Goiânia (GO).

Fonte: G1

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

seis − 1 =