Ospa inicia temporada 2021 no próximo sábado (8)

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) anuncia a abertura da temporada artística 2021 para o dia 8 de maio. Em função da pandemia de Covid-19, os primeiros concertos ocorrerão com grupos de câmara, levando um número reduzido de instrumentistas à Sala de Concertos da Casa da Ospa, e serão transmitidos ao vivo, sempre aos sábados, às 17h, pelo canal da orquestra no YouTube. Ainda não há previsão de retorno do público presencial.

Para marcar a abertura da temporada, o maestro Evandro Matté convida o público para um bate-papo nesta segunda-feira (3/5), às 19h, no perfil da Ospa no Instagram. O regente e diretor artístico da orquestra conversa com a pianista Olinda Allessandrini sobre o concerto de 8 de maio e também traz novidades sobre o Complexo Casa da Ospa.

Depois da abertura da Sala de Concertos, em março de 2018, a sede da orquestra segue em construção nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre.

A estreia da temporada em 8 de maio, às 17h, traz um repertório de compositores franceses. O concerto começa com Ballade, de Eugène Bozza (1905-1991), e À la manière de Schumann, de Jean Michel-Defaye (1932-). As peças serão executadas em dueto, pelo trombonista da Ospa José Milton Vieira e pelo pianista convidado Paulo Bergmann.

O destaque do programa é o compositor Camille Saint-Saëns (1835-1921), cujo centenário da morte tem sido lembrado no mundo todo. Dez músicos, incluindo dois pianistas (Olinda Allessandrini e Paulo Bergmann), executarão O carnaval dos animais.

Saint-Saëns compôs a obra em 1886 como uma brincadeira para divertir seus amigos. Os instrumentos aludem a diferentes animais, o que frequentemente associa a obra ao repertório infantil. No entanto, esta não era a intenção do compositor: os animais são uma sátira a personalidades da sociedade francesa. O autor só apresentou o trabalho duas vezes, por medo que prejudicasse a sua carreira. Após a sua morte, O carnaval dos animais veio a público em 1922 e se tornou em uma das obras mais populares de Saint-Saëns, presente nas trilhas sonoras de filmes como Fantasia e Harry Potter e a pedra filosofal.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura (Sedac). Os concertos da temporada 2021 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Apoiadores da temporada artística: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação Ospa e Fundação Cultural Pablo Komlós.

SERVIÇO: 

O quê: live de lançamento da temporada 2021
Quando: 3 de maio (segunda–feira), às 19h
Onde: ao vivo, pelo perfil da Ospa no Instagram
O quê: concerto de abertura da temporada 2021 – Saint-Saëns 100 anos
Quando: 8 de maio de 2021, às 17h
Onde: ao vivo, pelo canal da Ospa no YouTube

PROGRAMA
Eugène Bozza (1905–1991)
BalladeJean Michel–Defaye (1932–)

À la manière de Schumann
Duo:
Trombone | José Milton Vieira
Piano | Paulo Bergmann

Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)
O carnaval dos animais
Introdução e marcha real do leão
Galos e galinhas
III. Asnos selvagens
Tartarugas
O elefante
Cangurus
VII. Aquário

VIII. Personagens de longas orelhas
O cuco dentro da floresta
Aviário
Pianistas
XII. Fósseis
XIII. O cisne
XIV. Final

Grupo:
Violino 1 | Leonardo Bock
Violino 2 | Bruno Esperon
Viola | Gabriel Polycarpo
Cello | Rodrigo Alquatti
Contrabaixo | Rafael Figueiredo
Flauta | Silas Paulino de Souza
Clarinete | Diego Grendene
Percussão | Douglas Gutjahr
Piano 1 | Olinda Allessandrini
Piano 2 | Paulo Bergmann

Fonte: Ascom Ospa

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

17 + dezoito =