Projeto de Artur Nogueira/SP grava vídeo em tributo a Elvis Presley

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Músicos do Projeto Retreta fizeram releitura com participação de Shawn Klush, considerado principal artista tributo do Elvis no mundo

Que a quarentena tem mexido com a rotina de todo mundo já não é novidade, e muita coisa precisou ser adequada para atender ao “novo normal”. A Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, fruto da Corporação Musical 24 de Junho e do Projeto Retreta, não hesitou em se encaixar no atual cenário. Afinal, a música não pode parar.

Todos os anos os músicos se preparam para as tantas apresentações e concertos que realizam mensalmente. No calendário, a comemoração do aniversário da orquestra e o Elvis In Concert, tributo ao cantor Elvis Presley, já são figurinhas carimbadas. No entanto, esse ano os dois eventos precisaram ser cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mas se engana quem pensa que o projeto cruzou os braços à espera do fim da quarentena. De casa, os musicistas gravaram um vídeo com participação do tribute artist Shawn Klush, o principal do mundo reconhecido pela Graceland,  a “Disney” para os fãs de Elvis. Cerca de 60 músicos, composto por professores, alunos e voluntários fizeram uma releitura da canção “Suspicious Minds”.

“Eu transformei o arranjo da orquestra em um playback que foi enviado para todos. Cada um gravou em sua casa com o celular. Eles nos enviaram o arquivo de vídeo que foi editado e mixado por mim, pela professora Camila e pelo professor Matheus”, contou o maestro Ricardo Michelino.

Segundo ele, foram necessários 20 dias ininterruptos para concluir a produção do vídeo. A releitura contou ainda com as participações do saxofonista Derico Sciotti e do trompetista Chiquinho Oliveira (Programa do Jô), de duas backings do Shawn, Thea Danos e Donna Danos, além do seu guitarrista Heitor Crespo e do pianista Jim Johnson.

“Coincidindo com o aniversário de 96 Anos da Corporação Musical 24 de Junho, eu fiz o convite para o Shawn que de pronto aceitou. A experiência tem sido tão gratificante que já tem outros vídeos em produção, sendo um deles internacional”, revelou o maestro.

O projeto, que completa 96 anos nessa quarta (24), firmou parceria com grandes nomes da musica, dentre eles o saxofonista Derico Sciotti, que compunha a banda do Programa do Jô. O musico lembra que estava em casa quando recebeu a primeira ligação do maestro.

“Meu envolvimento com o Retreta se deu por uma cara de pau do maestro de me ligar um dia em casa, em 2014, falando do projeto. Ele me disse que tinha um desejo que eu participasse de um concerto junto com a orquestra. Ele queria que eu fosse lá e visitasse Artur Nogueira e o projeto. E eu falei: vamos, borá”, relembra.

Após o primeiro concerto, Derico conta que as participações e parcerias com o projeto se tornaram freqüentes. Inclusive, o saxofonista viabilizou uma participação do Retreta no programa do apresentador Jô Soares.

“Mas essa do Elvis foi cara de pau minha, eu que pedi para fazer parte, porque o vídeo teoricamente já estava pronto, tanto é que eu participei como consultor e dava algumas dicas. Eu retribui a cara de pau dele (risos) e pedi para participar, na verdade eu sempre estou pedindo para tocar com eles. Esse projeto me encanta e muito me orgulha”, comenta.

Parceria

Ricardo Michelino explica que a participação do principal tributo do Elvis se deu por meio de um material que ele enviou ao manager do Shawn, com a história e atuação do Projeto Retreta. Após convite, Heitor Crespo, guitarrista do tribute artist e brasileiro residente em Nashville (EUA), foi até Artur Nogueira conhecer e tocar com o Retreta.

“Após a visita (do guitarrista Heitor) e inúmeros contatos, eu estava organizando uma turnê do Shawn pelo Brasil com a nossa orquestra juntamente com a MEG MUSIC (escritório do Pedro Leonardo). Entretanto, com o triste advento da pandemia, tudo foi suspenso. Desta forma, durante esse período, nós estamos buscando meios de manter a orquestra em atividade”, comentou.

O tributo ao Elvis é o segundo vídeo preparado pelo Projeto Retreta durante a quarentena. No primeiro, os músicos apresentaram a canção Total Eclipse Of The Heart, com as participações especiais da cantora norte-americana Thea Danos e do guitarrista Hudson Cadorini (da dupla Édson e Hudson).

Fonte: A Cidade ON

 

 

 

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

1 + 15 =