Reforma na sede da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto está em fase final

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A reforma na sede da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto – SP está em fase final. A obra teve início em fevereiro de 2020, mas foi suspensa devido as complicações da pandemia do novo coronavírus. Retomado no fim do ano passado, o projeto recebeu um novo parceiro, o Instituto Credicitrus, que contribuiu com R$ 60 mil para as obras de adequação e modernização do prédio, localizado na Rua São Sebastião, no Centro da cidade de Ribeirão.

“Nessa etapa estão sendo feitas adequações no salão para realização dos ensaios, com criação de uma seção especial para acolher o arquivo histórico da orquestra, rampas de acesso para pessoas com deficiência, pintura e renovação da fachada, troca do piso do salão principal de ensaios, troca do forro, iluminação, ar-condicionado, acabamento nas paredes, sistema de escoamento das águas pluviais e banheiros. O projeto conta também com a construção de um café, no futuro.” detalhou o presidente da orquestra, Silvio Contart.

“Estamos comemorando as parcerias. Precisávamos de um salão apropriado às nossas necessidades e temos certeza que, no palco, vamos responder à altura dos parceiros que acreditam na música de orquestra” disse o maestro da orquestra, Reginaldo Nascimento.

O prédio da Sinfônica, segundo as escrituras, foi adquirido em 1958 pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto, a então mantenedora da Orquestra. No endereço, são realizados ensaios de concertos e óperas, ensaios dos instrumentistas e coro adulto e infantil, além de cursos, palestras e workshops ministrados pelos artistas à comunidade ou a profissionais convidados.

“O antigo casarão já é um centro cultural, e nunca deixou de ser desde que assumido pela Sinfônica. Agora, modernizado, valorizará as atividades culturais, atrairá a população do centro e de bairros e será um diferencial ao Centro da cidade, pois em um futuro próximo, será possível à população assistir aos ensaios do coro e da orquestra, as preparações de óperas e outras montagens” completou o presidente Silvio Contart.

“Quem não conhece os bastidores, não imagina que ensaiamos uma apresentação por seis meses, à noite, aos finais de semana ou feriados, muitos levam os filhos, outros viajam uma hora ou mais para estarem neste coro. Por isso, nosso cumprimento a cada parceiro que patrocina este projeto” declarou a regente do coro, Snizhana Drahan.

O contrabaixista Walter de Ferreira, o Waltinho, é o músico mais antigo do grupo; “Vi grande parte da história da orquestra que está chegando nos seus 100 anos em 2022 e sei o quanto a Sinfônica de Ribeirão Preto contribuiu com o crescimento da cultura de nossa cidade. Música é arte, mas é também educação, desenvolvendo o indivíduo como um todo. É geração de renda e transforma para melhor a vida da cidade, por isso, aguardamos ansiosamente o novo espaço para dar uma nova vida a orquestra, a nós músicos e à cidade.” ressaltou o artista que integra a orquestra desde 1980.

O novo parceiro, o Instituto Credicitrus, fundado em 2019, tem o objetivo de apoias o desenvolvimento de ações educacionais, sociais e culturais na comunidade, além de incentivar o consumo sustentável, a geração de energia limpa e a sustentabilidade ambiental por meio de estratégias cooperativas. Em seu primeiro ano de atuação, o Instituto já investiu mais de R$1.3 milhões em ações de impacto que atingem 74 municípios de SP e MG, impactando a vida de mais de 10 mil pessoas diretamente.

Fonte: Revide

Compartilhe.

Deixe uma resposta