Sinfônica inicia concertos de música de câmara nesta sexta, em João Pessoa /PB

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Evento será a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba inicia, nesta sexta-feira (6), os concertos da série Música de Câmara. O evento será a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), campus I, em João Pessoa /PB. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Para a temporada deste ano, a orquestra programou 35 concertos: 21 oficiais, sete especiais e mais sete com a formação de orquestra de câmara. Na série “Música de Câmara”, a Sinfônica executará as obras “Sexteto nº 2 em Sol Maior, op. 36”, de Johannes Brahms (1833-1897) e  “Octeto para cordas em Mi Bemol Maior, op. 20”, de Felix Mendelssohn (1809-1847), com parte de seus integrantes e todos os instrumentos de cordas.

Entre os concertos especiais, estarão os didáticos (destinados a crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, com repertório especial e técnicas pedagógicas para envolver os alunos) e aqueles para celebrar datas festivas (como o concerto de carnaval, realizado em fevereiro, no Theatro Santa Roza, no centro de João Pessoa, e o do dia das crianças, a ser executado em outubro).

De acordo com o maestro titular da orquestra, Marcos Arakaki, a proposta de trabalhar música de câmara no calendário desta temporada foi pensada para sedimentar os trabalhos do grupo sinfônico.

“Assim, buscamos promover maior integração dos componentes, explorar mais tecnicamente cada músico, que passa a ser protagonista de seu próprio instrumento, e oportunizar ao público a sonoridade de obras originalmente produzidas para ambientes intimistas”, destaca.

Apesar de apresentar esses concertos de música de câmera, que não necessitam da presença de maestro conduzindo o grupo, a orquestra fará 21 concertos oficiais com a formação completa ao longo deste ano.

Fonte: Portal Correio

Compartilhe.

Deixe uma resposta