TCA abre inscrições para 1ª edição do ano de cursos de iniciação à música sinfônica

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os cursos de iniciação ao universo da música sinfônica oferecidos pelo Teatro Castro Alves (TCA) começarão no formato virtual, com um encontro semanal. Não é necessário conhecimento prévio, pois o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.

São oferecidas as turmas “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30.

Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) –, para todos os alunos, está marcada para o dia 15 de fevereiro, às 10h. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, até o dia 5 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), os cursos seguem até abril e maio, no total de 370 alunos.

O candidato apenas poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga até 11 de fevereiro, devendo confirmar o interesse.

A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Com Alexandre Loureiro

Turma 1: segundas-feiras, das 16h às 17h30, de 15 de fevereiro a 19 de abril

Turma 2: quartas-feiras, das 16h às 17h30, de 17 de fevereiro a 28 de abril

80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente. O curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na Osba.

GRANDES COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

Com Karina Seixas

Turma 1: terças-feiras, das 10h às 11h30, de 23 de fevereiro a 4 de maio

Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 11h30, de 18 de fevereiro a 29 de abril

80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos

O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música erudita e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a Osba desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010.

INICIAÇÃO À FLAUTA DOCE

Com Uibitu Smetak

Turma 1: quartas-feiras, das 10h às 11h30, de 17 de fevereiro a 12 de maio

Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 11h30, de 19 de fevereiro a 14 de maio

25 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce

O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical. A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica. Uibitu Smetak é violinista da Osba.

Fonte: A Tarde

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta