Centro Livre de Música promove edição on-line do Festival de Inverno

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em meio a pandemia do coronavírus, Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo mantém tradicional evento sobre legado e aprimoramento musical nas redes sociais

Para celebrar a chegada do inverno, o Centro Livre de Música de São Bernardo (CLM) promove o seu já tradicional Festival de Inverno. Em virtude da pandemia de coronavírus, a 3ª edição será diferente das demais, com uma edição totalmente on-line, com postagem de vídeos de 22 de junho (segunda-feira) a 2 de julho (quinta-feira) na página oficial do Facebook (https://www.facebook.com/prefsbc) e Instagram (www.instagram.com/pref_sbc/) da Prefeitura de São Bernardo e da Secretaria de Cultura e Juventude (https://www.facebook.com/saobernardo.cultura).

Com o tema “Memórias”, os professores do CLM farão uma apresentação musical de curta duração, assim como haverá palestras com os docentes e convidados sobre o legado e aprimoramento musical. “O Festival de Inverno é muito tradicional para as escolas de música. É um grande encontro entre músicos para a troca de experiências e aprendizados com a realização de cursos, palestras e workshops, bem como de concertos. Nesta terceira edição, não poderíamos deixar de levar a Arte aos alunos e munícipes. Não cedemos ao distanciamento social e sua possível limitação, por isso, organizamos um festival on-line com aulas e apresentações nas redes sociais”, afirmou a maestrina e coordenadora do CLM, Simone Strublic.

O vídeo de abertura do Festival de Inverno do CLM homenageia a pianista “Beatriz Roman”. Musicista que trabalhou como educadora musical em São Bernardo na década de 1970, que depois ganhou o mundo e faleceu em maio desde ano nos Estados Unidos. Sua história e seu legado na música clássica serão contados pelo professor Dr. Rodolfo Coelho de Souza, que leciona Teoria e Composição no Departamento de Música da ECA- USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo).

Em outro vídeo, o professor Diego Althaus discorrerá sobre a “Música e Tempo”, este último como condição essencial para a existência da primeira. Já a arte educadora Rosina Ricca Yoshida falará sobre a “Origem dos nomes das notas musicais”. Em outro vídeo, a professora Tânia Tonus perguntou aos alunos do CLM o que a música lhe faz sentir no vídeo sobre “Apreciação Musical”.

O Coral Municipal de São Bernardo gravou uma apresentação com canções de Canzone de Jacobo Peri (1561- 1633). Organista e cantor italiano do período de transição entre os estilos renascentista e barroco e é frequentemente considerado como um dos inventores da ópera. Haverá outras aulas e apresentações, que serão postadas duas vezes por dia, às 10h30 e às 14h.

Fonte: ABCdoABC

Compartilhe.

Deixe uma resposta