Cursos Orquestrando são aprovados pelos maestros

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Os cursos do Orquestrando para regentes realizados em parceria com o SESI-SP estão ajudando a mudar a rotina dos maestros segundo os próprios participantes. Nesta semana entrevistamos quatro alunos que já concluíram o curso de Técnicas e Boas Práticas para Regentes e estão seguindo o curso 2, Práticas e Desenvolvimento de Grupos Musicais.

Segundo a maestrina Giordana Galvam Lube, da Orquestra Sinfônica de Cascavel -PR, o primeiro curso foi muito esclarecedor e a ajudou a organizar o grupo internamente, além de dar muitas sugestões de trabalho dentro das mais diversas áreas em que um regente pode atuar. “Foi um curso excepcional”, afirmou.

Rodrigo de Jesus, maestro da Orquestra Filarmônica SENAI Ribeirão Preto e da Banda Sinfônica SENAI Ribeirão Preto Rodrigo, também comentou que o curso foi importante para chamar a atenção para alguns elementos que já passavam despercebidos. “No meu caso, por exemplo, as informações referentes à estruturação de um evento me ajudaram a planejar um concerto. Essa etapa do curso foi uma experiência ímpar para o meu cotidiano, trazendo elementos e soluções para problemas que antes eu não conseguia ver e resolver”, disse.

Com os bons resultados do primeiro curso, o maestro aproveitou a oportunidade também para fazer o curso 2. “Os exercícios propostos para afinação do grupo são de grande valia. Estou ansioso para reiniciar as atividades presenciais com meus grupos para colocá-los em prática”, concluiu Rodrigo.

Regiano Artur Rincão, regente da Big Band Clarins de Sião, grupo musical com que conta com 30 integrantes, em São Francisco do Sul – SC, nos contou que. o segundo curso disponibiliza ferramentas, estratégias e soluções que contribuem para o crescimento técnico do seu grupo musical. São estratégias que servem tanto para um grupo pequeno quanto para grandes orquestras. “As aulas são ótimas, assim como as do primeiro curso, e o suporte que o maestro Lucas Araújo nos fornece através do grupo de WhatsApp faz toda a diferença para nossa aprendizagem”, afirmou.

Essa também é a opinião de Patrocínio Santos de Sousa, maestro da banda municipal de Aiuaba, pequena cidade situada na região dos Inhamuns, interior do estado do Ceará.

Sousa fez o primeiro curso em 2019 e neste ano iniciou o novo curso. De acordo com ele, ambos os cursos o ajudaram muito, tanto na parte teórica quanto na prática, além disso também influenciou na sua rotina de estudos e de relações interpessoais com os outros músicos mudasse completamente. “Os cursos e professores são excelentes, recomendo. Hoje continuamos trabalhando os ensinamentos orientados pelos professores para que possamos seguir em crescimento, musical e pessoal”, conclui.

Os cursos do Orquestrando são gratuitos e foram desenvolvidos pelo maestro Edson Beltrami, regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e tem direção artística do maestro João Carlos Martins e tutoria do maestro Lucas Araújo. Na conclusão, todos os participantes recebem certificado emitido pelo SESI-SP, assinado pelo maestro João Carlos Martins.

Compartilhe.

Deixe uma resposta

onze − oito =