Diálogos com o Maestro – Feliz Ano Novo – Episódio 16

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A série “Diálogos com o Maestro” chega ao fim com sugestões do maestro João Carlos Martins sobre concentração, tendo como referência a regência da Nona Sinfonia de Beethoven. A famosa sinfonia, última obra que o compositor alemão concluiu, também é conhecida como Hino à Alegria, pois seu quarto movimento incorpora um poema feito por Friedrich Schiller com o mesmo título (Ode à Alegria).

Produzida para o portal “Orquestrando o Brasil”, a série apresentou 16 vídeos do maestro João Carlos Martins com dicas sobre regência com temas como articulação, virtuosismo, expressão e emoção.

“A série foi uma maneira de manter o contato e o incentivo aos regentes e músicos do projeto durante esse isolamento social exigido pela pandemia. Dei sugestões de como transmitir o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra musical através de gestos convencionais”, explica o maestro.

Neste último vídeo, o maestro deixa também uma mensagem de Final de Ano. “Após a pandemia, se Deus quiser, a “Ode a Alegria” significará o ano de 2021”, conclui.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

4 × cinco =