João Carlos Martins e o projeto Orquestrando o Brasil se apresentam no Cais da Alfândega no Recife/PE

Google+PinterestLinkedInTumblr+

No próximo dia 6 de outubro, domingo, o maestro João Carlos Martins, faz apresentação gratuita com a participação de grupos musicais de Pernambuco

Recife foi a cidade escolhida pelo maestro João Carlos Martins para receber o próximo concerto do projeto Orquestrando o Brasil. A cidade que é conhecida pela sua expressiva atividade musical será presenteada com um espetáculo que promove a cultura local, com a participação de músicos de Recife e região, com idade entre 10 e 55 anos. Quatro grupos integrantes do projeto foram escolhidos para participar desse concerto.

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o evento acontecerá no dia 6 de outubro, às 16h, no Cais da Alfândega, à beira do rio Capibaribe. Com o maestro João Carlos Martins irão se apresentar a Orquestra do Movimento Pró-Criança – Unidade Recife Antigo, a Orquestra Social Dom João Costa, ambas de Recife, a Banda Musical Curica, de Goiana e o Coral do Instituto Passo de Anjo, de Abreu e Lima.

Essa será a primeira vez que estes grupos se reunirão para uma apresentação conjunta, sob a regência do maestro João Carlos Martins. “O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil, ressalta o maestro João Carlos Martins.

João Carlos Martins

João Carlos Martins é pianista e maestro, reconhecido por ser um dos melhores pianistas do mundo. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música por meio da regência.

 Orquestrando o Brasil

O Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização através da música. Idealizado pelo maestro João Carlos Martins e realizado com apoio da Fundação Banco do Brasil e do SESI/SP e FIESP, o projeto é uma plataforma que reúne atualmente quase 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio. Criado em 2018, o projeto interage com mais de 18 mil músicos de todo o Brasil.

 Orquestra do Movimento Pró-Criança – Unidade Recife Antigo

 O projeto Movimento Pró Criança – Unidade Recife Antigo foi fundado em 27 de julho de 1993. A Orquestra, criada em 2008, é composta por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e percussão, tendo como maestro Crisóstomos Santos. Atualmente, atende gratuitamente cerca de 50 jovens carentes que recebem formação instrumental.

Orquestra Social Dom João Costa

Fundado em 1969, pelas religiosas da Instrução Cristã, no bairro do Alto José do Pinho, Recife-PE, o Centro Social Dom João Costa se tornou a tábua de salvação para milhares de crianças e jovens. Atende diariamente 380 pessoas, das quais 160 em cursos de musicalização, em três períodos. Além disso, em média, outras 1500 pessoas se beneficiam das instalações do centro, com acesso a quadra para jogos de futsal, biblioteca e o telecentro. A música começou a ser usada como ferramenta em 2009, através do Projeto Músicos do Futuro. Mais tarde foi criada a Orquestra Social Dom João Costa, que tem hoje 46 músicos, tem como maestro Hugo Leonardo Celestino da Silva e faz em torno de 60 apresentações internas e externas ao ano.

Banda Musical Curica

Reconhecida como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, em 2005, pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Ponto de Cultura, em 2010 e agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, em 2015 pelo Ministério da Cultura a Banda Musical Curica, de Goiana/PE, acabou de completar 171 anos.

Com tradição em formação musical para instrumentos de sopro e percussão, a Banda é considerada a mais antiga do estado em atividade ininterrupta. Em sua sede mantém uma escola de música que atende gratuitamente, 127 alunos, entre crianças, jovens e adultos. Tendo como maestro Everton Luiz Silva do Nascimento e 72 integrantes, o grupo apresenta um repertório variado

Coral do Instituto Passo de Anjo

O Instituto Passo de Anjo desenvolve ações sociais por meio de linguagens artísticas como a música, dança e teatro. Coordenado pelo maestro Spok, Melissa Albuquerque e pela psicóloga Amoary Messender, o projeto tem ajudado a transformar vidas de crianças a partir de 7 anos de idade que se encontram em situação de vulnerabilidade social na comunidade do Fostato, em Abreu e Lima. Criado em 2016, o Instituto atende 173 crianças e adolescentes. O Coral teve início em 2017, e hoje conta com 40 integrantes.

Serviço:
João Carlos Martins e Orquestrando Brasil no Recife/PE
Dia: 6 de outubro (domingo)
Horário: 16h
Endereço: Cais da Alfândega, à beira do rio Capibaribe - Recife/PE

Mais informações:
Andréia Vital
Assessora de Imprensa Orquestrando o Brasil
avital@retratopublicidade.com.br
orquestrandobrasil@gmail.com
16 99279.4155 
www.orquestrandobrasil.com.br

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

quatro × cinco =