Maestro dá aulas de instrumentos musicais de graça para crianças e adolescentes, em Anápolis/GO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Além do maestro Wellington José da Silva, de 46 anos, dois professores de música são voluntários no projeto ‘Orquestra Conviver’.

O maestro Wellington José da Silva, de 46 anos, ensina, de graça, instrumentos musicais para crianças e adolescentes carentes , no Jardim Arco, em Anápolis, a 55 km de Goiânia/GO. Segundo o maestro, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento educacional e social dos jovens.

“Não queremos nossos jovens nas ruas. Queremos que eles ocupem o tempo livre com conhecimento musical, cultural e cidadania enquanto não estão na escola”, diz maestro.

Além do maestro, dois professores de música integram o projeto ‘Orquestra Conviver’, que acontece em um espaço cedido pela igreja Nova Jerusalém. São 45 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, que aprendem a tocar violino, viola clássica, violoncelo, baixo acústico, flauta transversal, trompete e saxofone.

“O projeto busca atender crianças de baixa renda. Nosso intuito é impactar a sociedade de forma social e cultural”, ressalta o maestro.

Segundo ele, além de ensinar música, os jovens são orientados a trabalhar com o lema ‘Não faça com o outro o que você não gostaria que fizesse com você’.

“A gente não ensina só música, a gente ensina como as crianças podem se tornar cidadãos de bem. Eles ainda participam de atividades recreativas, como o futebol”, conta o maestro.

A estudante Maryana Cotrim, de 14 anos, está há 5 anos anos no projeto e toca violino. Ela diz que se sente feliz e realizada.

“Eu cresci bastante no aprendizado musical e também nas questões pessoais de caráter e convivência. No projeto, aprendemos princípios como ter autocontrole, paciência, dedicação, ética, responsabilidade e respeito”, diz Maryana.

Mãe de duas crianças que integram o projeto, a líder de produção Antônia Francisca Oliveira afirma que os filhos, Ruan Benício de Oliveira, de 9 anos, e Antônia Beatriz de Oliveira, de 11, gostam muito das aulas.

“O projeto Conviver foi a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas. Meus filhos aprendem música e adquirem mais concentração no aprendizado da escola. Além disso, eles têm boas companhias no período em que não estou em casa”, diz a mãe.

Segundo ela, os filhos são bons alunos na escola e muito dedicados no estudo da música. “A primeira vez que eu os vi tocar não pude segurar as lágrimas. Fico muito emocionada em ver o talento e o desenvolvimento deles na música”, orgulha-se.

Orquestra Conviver

O maestro Wellington José da Silva iniciou o projeto em 2010 e, no ano passado, passou a atender cerca de 200 jovens em três bairros de Anápolis. Atualmente, o grupo musical realiza cerca de 25 apresentações por ano.

“A organização ainda precisa de professores voluntários, e nós estamos abertos a toda a ajuda da sociedade para manter e expandir nosso atendimento às crianças”, explica o maestro.
Fonte: G1

Compartilhe.

Deixe uma resposta