Música clássica ocupa as redes sociais do Sesc Vila Mariana, em SP, durante a quarentena

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Curso gratuito “Villa-Lobos em Quatro Tempos” e “Série Concertos” figuram no mês de julho

Devido a necessidade do distanciamento social, o Sesc Vila Mariana continua a atuar no ambiente virtual com diversas ações. Ainda em junho inicia o Curso “Villa-Lobos em Quatro Tempos”, atividade gratuita realizada entre 30 de junho e 21 de julho, que possibilita revistar a obra e a trajetória do compositor brasileiro e é ministrada pela pesquisadora especializada em música clássica Camila Fresca. Em julho começa a Série Concertos, projeto da unidade que visa à disseminação da música clássica. Esta edição será protagonizada só por mulheres, com concertos da violonista Paola Picherzky (4/7) e pelo dueto de Adélia Issa e Rosana Civile (11/7).

Curso “Villa-lobos em Quatro Tempos”

Quem foi Villa-Lobos? Que tipo de ambiente permitiu que se produzisse, no Brasil, um músico de sua estatura? Que formação teve esse genial compositor? Por que suas obras ganharam o mundo? O curso “Villa-Lobos em quatro tempos” segue o percurso cronológico da vida e da criação musical de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que de talentoso e desconhecido compositor que tentava se firmar no ambiente musical do Rio de Janeiro, na década de 1910, chega a ser o maior representante musical do país. Para isso, fatores como sua participação na Semana de Arte Moderna (1922), seu sucesso em Paris (entre 1923 e 1929) e sua atuação no governo Vargas (1930-1945) têm papel fundamental. De sua extensa produção, serão abordados alguns dos mais importantes ciclos de obras: os Choros e as Bachianas Brasileiras, os quartetos de cordas, as sinfonias, a obra para violão e obra para piano.

A atividade será realizada a partir de quatro encontros:

Aula 1. 1887-1920: anos de formação

Aula 2. 1920-1930: anos de experimentação

Aula 3. 1930-1945: anos de consolidação

Aula 4. 1945-1959: anos de consagração.

Todas as aulas serão às 18h pela plataforma Microsoft Teams (ferramenta de videoconferência), realizadas entre os dias 30 de junho a 21 de julho, sempre às terças-feiras.

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser realizadas até o segundo dia de aulas, 7 de julho, por meio das redes sociais da unidade. O curso é ministrado pela jornalista e pesquisadora especialista em música clássica Camila Fresca. Doutora e mestre em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo é colaboradora da Folha de S. Paulo, Revista e Site Concerto e Revista Continente. É autora dos livros 50 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão (Editora da Osesp, 2019) e “Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro” (Annablume, 2010).

Série Concertos – Mulheres na Música

Com o intuito de fortalecer o universo da música erudita e difundir as ações do Centro de Música, a Série Concertos busca aproximar o público num processo de ampliação de repertório e formação musical. A atual série de apresentações dá destaque às mulheres e é composto por um repertório de músicos e compositores nacionais.

Os concertos serão transmitidos a partir das redes sociais do Sesc Vila Mariana.

Paola Picherzky

Dia 4 de julho, às 18h

Serão apresentadas as obras recolhidas para a pesquisa de mestrado de Paola Picherzky sobre o compositor Armando Neves e autores importantes no cenário violonístico que fazem parte de sua trajetória profissional. Armandinho compôs por volta de 70 obras para violão solo. O repertório apresenta valsas, choros, prelúdios e estudo que transitam entre a linguagem popular e erudita.

Paola Picherzky é integrante do grupo Choronas desde a sua criação em 1995, apresentou-se com o grupo em concertos na América Latina e Europa, desenvolveu projetos sociais como o show “Música instrumental nas escolas públicas, uma história da música popular brasileira”, gravou quatro CDs – “Atraente” (2000), “Choronas ConVida” (2004), “O Brasil Toca Choro” (2008) e “J. A. Callado” (2009) – e apresentou-se frente a várias orquestras, como a Orquestra Municipal de Santos, Santo André, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Banda Sinfônica Jovem entre outras.

Adélia Issa e Rosana Civile

Dia 11 de julho, às 18h

A dupla apresenta o programa “Vozes Mulheres”, composto por canções para canto e piano de cinco importantes compositoras da música brasileira de concerto do século XX: Dinorá de Carvalho, Helza Camêu, Eunice Katunda, Esther Scliar e Kilza Setti. Essas autoras são emblemáticas por terem enfrentado preconceitos políticos e de gênero e por terem lutado contra o peso da tradição e o estereótipo do papel da mulher na sociedade.

Adélia Issa apresenta-se regularmente em todo o Brasil e exterior em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de renomados maestros. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas “Un Ballo in Maschera”, de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e “Carmen”, de Bizet, com Plácido Domingo. Dentre suas gravações, destacam-se os CDs “Sons das Américas”, com o Núcleo Hespérides – Música das Américas, onde interpreta a primeira gravação feita no Brasil da Suíte para Canto e Violino de Heitor Villa-Lobos (Selo Sesc), “Mitología de las Aguas”, com obras do cubano Leo Brouwer (Cubadisco) e “Puertas”, com o violonista Edelton Gloeden (Selo Sesc).

Rosana Civile, graduada pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo, estudou com renomados pianistas como Caio Pagano, Beatriz Román, Daisy De Luca, Marcello Mechetti e em cursos de aperfeiçoamento, seminários e master classes no Brasil, Itália e Espanha. Realizou recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha, sempre enfatizando o repertório brasileiro. É idealizadora, fundadora e presidente do Núcleo Hespérides – Música das Américas, com o qual gravou o CD “Luminamara – Música Contemporânea do Brasil”, o CD duplo “Retratos de Radamés”, com obras de Radamés Gnattali (projeto Petrobras), o CD duplo “Sons das Américas” (Selo Sesc) e o CD “Hõkrepoj”, com obras de Kilza Setti.

Serviço:

Curso “Villa-Lobos em Quatro Tempos”

Com a pesquisadora Camila Fresca

De 30 de junho a 21 de julho

Inscrições

Gratuito

Plataforma: Microsoft Team

Série Concertos – Mulheres na Música

Paola Pischerzky

Sábado, 4 de julho, às 18h

Plataforma: redes sociais do Sesc Vila Mariana (Instagram e Facebook)

Adélia Issa e Rosana Civile

Sábado, 11 de julho, às 18h

Plataforma: redes sociais do Sesc Vila Mariana (Instagram e Facebook)

Fonte: ABCdoABC

Compartilhe.

Deixe uma resposta

3 × 2 =