Música erudita lotou Praça Rui Barbosa, em Bauru/SP

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A música erudita tomou conta da Praça Rui Barbosa na manhã de domingo (19), em Bauru/SP. Por volta das 11h, um concerto com naipe de sopros provocou surpresa e admiração entre as pessoas que passavam pelo local, vindas, inclusive da bastante movimentada feira da Gustavo Maciel.

Além de levar música de qualidade para o Centro da cidade, ao ar livre, a apresentação teve o objetivo de convidar o público a participar das atividades do 2.º Festival Internacional de Música de Bauru (Fimub), que começou neste domingo, no Teatro Municipal, com concerto da orquestra do 21.º Festival de Música nas Montanhas.

A programação segue até o dia 25. “São concertos com uma qualidade que, normalmente, só se vê em grandes centros culturais e musicais. Nesta noite, por exemplo, tivemos a Sinfonia N.º 5 de Tchaikovsky e um concentro duplo de Johannes Brahms para violino e violoncelo. E estamos trazendo tudo isso para Bauru, com acesso gratuito”, detalha o maestro Jean Reis, diretor artístico do Fimub.

Mesmo incompleta, a sessão de metais do festival encantou o público que parou para acompanhar a apresentação na Praça Rui Barbosa. O produtor rural José Roberto Augusto, 64 anos, elogiou a iniciativa.

“Aqui em Bauru, tem poucos eventos gratuitos de música deste nível. Gosto bastante de música erudita e acho interessante tantas pessoas possam ter a oportunidade de ver uma apresentação ao vivo como esta”, comenta.

Internacional

Segundo o maestro Jean Reis, participam do Fimub instrumentistas brasileiros e também de outros países, como Estados Unidos, Chile, Espanha, Argentina e Uruguai. Além dos concertos, outras atividades serão promovidas ao longo da semana, como visitas a asilos, hospitais e creches.

“É um momento em que a música vai até o onde as pessoas estão. Se não considerarmos que as pessoas devem ter acesso facilitado à música bem feita, não alcançamos a razão de a música existir”, acrescenta. Durante o festival, também estão programados ensaios abertos e oficinas, com atividades diárias com artistas de renome mundial (masterclasses) de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, euphonio e percussão.

O Fimub é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com parceria da Unesp, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e Bravo Academia de Música.

Gratuito

Para assistir às apresentações, é preciso retirar os ingressos uma hora antes do concerto, no próprio teatro, com a doação voluntária de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Bauru. A programação completa pode ser conferida no www.fimub.com.br/.

Fonte: JC Net

Compartilhe.

Deixe uma resposta

dois × cinco =