Orquestra Contemporânea Brasileira abre temporada de 2020 no Cinetatro São Luiz, em Fortaleza/CE

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) dará início, a partir de março, a mais uma temporada de apresentações no Cineteatro São Luiz. Em 2019, a orquestra encantou o público com apresentações mensais nas manhãs de domingo, reunindo um repertório clássico e popular. O grupo também se destacou pelo trabalho de formação de plateia, com a realização de concertos didáticos para estudantes das escolas municipais.

O primeiro concerto do ano acontece no dia 22, às 10h30 e contará com a participação do trompetista Welington Lima, da Paraíba. Ele será o solista da peça Concerto para Trompete em Mi Bemol Maior, de Joseph Haydn.

Na turnê de 2020, grandes compositores da música erudita mundial serão homenageados através da interpretação dos músicos da OCB. No concerto de abertura serão apresentadas obras dos compositores que formaram a chamada “Trindade Clássica Vienense”: além de Haydn, serão interpretadas músicas de Mozart e Beethoven.

No ano passado, a Orquestra Contemporânea Brasileira desenvolveu um repertório que uniu música erudita e popular, atraindo a participação do público. Uma das características dos concertos foi a presença de músicos convidados de diferentes gêneros musicais. Estiveram no palco junto com a OCB o tenor Franklin Dantas, o acordeonista Rodolf Forte, o cantor David Valente, o grupo cênico-musical Dona Zefinha, o flautista Marcelo Leite e o trombonista Gilvando Pereira. As apresentações contaram ainda com solistas da própria orquestra, como Nadilson Gama, Liu Ying, Paulo Leniuson, Inácio Saldanha e Paulo Cleber.

Em 2020, a programação artística tem como foco a música erudita. No entanto, o grupo promete surpreender a plateia ocasionalmente com música popular e até mesmo com convidados surpresa.

No cronograma de apresentações, que se encerra em novembro, serão realizados os concertos das manhãs de domingo e os concertos didáticos, que serão iniciados em abril. Voltados para estudantes, têm como característica a interação com o público jovem para que possam conhecer o funcionamento de uma orquestra.

Formada em 2016, a Orquestra Contemporânea Brasileira faz parte de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). EM 2020, o grupo continua sua Temporada com o patrocínio da EDP (Energia do Brasil), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio institucional do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A regência e direção artística é do maestro Arley França, doutor em Educação, mestre e licenciado em Música.

A Orquestra mantém um programa de responsabilidade social, através do qual vem formando no interior do Estado vários Núcleos de Educação Musical. Nos três núcleos já constituídos – Pindoretama, Limoeiro do Norte e São Gonçalo do Amarante (este com patrocínio da EDP) -, dezenas de jovens que vivem em regiões de vulnerabilidade social estão tendo a oportunidade de tocar um instrumento e ingressar em orquestras infanto-juvenis.

Serviço:
Local: Cineteatro São Luiz
22 de março de 2020 – 10h30 min
Realização: Sinfonia BR e AAMARTE
Apoio cultural: Cineteatro São Luiz, Instituto EDP
Patrocínio: EDP e CEGAS
 
Compartilhe.

Deixe uma resposta