Orquestra Instituto GPA realiza seu primeiro concerto 100% online

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A Orquestra Instituto GPA promove sua primeira apresentação 100% online no dia 14 de novembro, às 20h00, em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/InstitutoGPA). O grupo é formado por 40 jovens de 12 a 21 anos, que participam do Programa de Música e Orquestra, oferecido pelo Instituto GPA, e realizará o concerto com duração de cerca de uma hora. O repertório da apresentação é dedicado às composições de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores representantes da música clássica brasileira.

A iniciativa faz parte do Programa de Música e Orquestra, oferecido pelo Instituto GPA, que tem como objetivo contribuir com o despertar da vocação musical e com o desenvolvimento de novos talentos. A iniciativa desenvolve o ensino do violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta, desde a primeira nota, sem necessidade de conhecimento prévio e estudo individual. Atualmente, 360 jovens fazem parte do Curso de Música, enquanto a Orquestra é formada por 70 jovens, sendo 40 jovens na formação de Osasco e 30 jovens na formação em Santos, de 12 a 21 anos, que participaram e tiveram destaque no Programa de Música e Orquestra.

Com o objetivo de dar continuidade aos ensaios e ensino de música em um cenário de isolamento social, o Programa de Música e Orquestra Instituto GPA, que já existe há 20 anos, inovou e passou a promover aulas e ensaios semanais de forma online.

Em um primeiro momento, logo no início da pandemia, a solução encontrada para manter os alunos do Curso de Música foi o envio de conteúdos escritos com exercícios e sugestões de vídeos disponíveis online para que eles assistissem e pudessem enviar as respostas, que contou com 100% de retorno e envolvimento dos alunos.

Em maio, os professores deram início às aulas online. Acostumados a lidar com instrumentos e atividades prática presenciais, tiveram que entender o funcionamento de telas, câmeras e microfones, além de entender como o som e a imagem chegam em tempos diferentes dependendo da conexão de rede. Foram diversas adaptações às atividades para encontrar meios de continuar estimulando e animando os alunos, como o desenvolvimento de desafios e concursos entre eles mesmo.

“Atualmente, todos estão adaptados a essa nova maneira de frequentar as aulas e não querem perder nenhuma atividade. Os professores também relatam que estão bastante impressionados com o desenvolvimento e motivação dos alunos”, afirma Susy Yoshimura, Diretora do Instituto GPA.

As aulas online também contam com um espaço para discussões, uma vez que os jovens fazem pesquisas prévias para debater em sala sobre os mais variados assuntos, desde qual foi a primeira notação musical encontrada pelos arqueólogos até quem foi Beethoven, passando pelos modos gregos e teoria das escalas maiores e menores.

No segundo semestre, os alunos seguem participando de aulas e realizando apresentações e pesquisas de forma remota, com muito conteúdo e aprendizado. Desde outubro, também têm participado de encontros didáticos, chamados Masterclasses, nos quais musicistas renomados e/ou especialistas em um instrumento ou em técnicas musicais são convidados a apresentar aulas com temáticas relacionadas ao mundo da música.

No início de outubro, o saxofonista e maestro Nailor Proveta apresentou noções de improviso e composição aos alunos, além de um olhar sobre o cenário da música popular no Brasil e no mundo. Ao final do mês, o convidado foi Julio Nogueira, contrabaixista, spalla do naipe de contrabaixos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e ex-aluno das primeiras turmas formadas pela Orquestra Instituto GPA. O contrabaixista apresentou aos alunos conceitos e ensinamentos técnicos sobre o contrabaixo, além de um pouco da sua própria trajetória como músico.

Serviço:
Apresentação da Orquestra Instituto GPA
Data: 14 de novembro de 2020
Horário: 20h
Link de acesso: https://www.youtube.com/user/InstitutoGPA
Compartilhe.

Deixe uma resposta

dezenove − sete =