Orquestra Ondas Musicais, de Natal /RN, ensaia para participar de festival internacional na França

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Orquestra Ondas Musicais, de Natal /RN, iniciou sua temporada 2019 com ensaios visando sua participação no Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, que tem o objetivo de divulgar o trabalho de grupos orquestrais compostos por jovens de 15 a 25 anos em todo o mundo.

A Orquestra Ondas Musicais faz parte do Projeto de Musicalização – ProMúsica “Ondas Musicais” criado pelas Voluntárias Cisne Branco, uma organização sem fins lucrativos, composta por esposas de oficiais e praças e que desenvolve ações sociais para filhos de militares e de servidores civis, ativos e inativos, da Marinha do Brasil.

Lançado em 2015, o Projeto de Musicalização, que tem como instrutor e maestro o Suboficial Fuzileiro Naval Músico José Romero Gomes Rodrigues, iniciou como uma banda sinfônica e após doações de instrumentos de cordas, em 2017, formou Orquestra Ondas Musicais.

“Atualmente, o projeto atende 72 crianças e adolescentes que se apresentam o ano todo em feiras culturais, escolas, institutos federais, entre outros eventos, sempre com o objetivo de incentivo à arte e cultura”, explica o maestro José Romero, comentando que “em 2018, após participar da seleção do Festival de Eurochestries, fomos aprovados para o festival na França, entretanto não conseguimos recursos em tempo hábil. Então estamos trabalhando para podermos ir no próximo festival, que ocorre em julho deste ano”, contou.

 Raízes no frevo e forró

O maestro José Romero iniciou seus estudos musicais em Limoeiro, interior de Pernambuco, onde aprendeu trombone com o mestre Laurivan Barros, logo depois começou a participar como músico profissional em orquestras de frevo e bandas de forró da região.

“Em 1992, passei no concurso de Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais, onde, durante o curso de formação, pude agregar ainda mais conhecimento técnico e fui integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro, tendo participado de inúmeras apresentações, entre elas, as comemorações ao aniversário de 60 anos de criação do Estado de Israel”, contou o maestro, que também estudou trombone com o renomado trombonista Sérgio de Jesus, no Rio de Janeiro, e agora busca passar as suas experiências do mundo musical aos jovens da Orquestra Ondas Musicais.

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta