Orquestra Sinfônica de Santa Maria/RS abre inscrições para festival online

Google+PinterestLinkedInTumblr+

Devido a pandemia, o setor musical teve que se adaptar para permanecer levando seu trabalho ao público e gerar recursos para se manter. Com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria não foi diferente. Uma de suas ações de maior destaque neste período foi a homenagem aos profissionais de saúde, realizada em parceria com a banda Magical Mystery e com médicos do Hospital Universitário (HUSM).

Além deste vídeo emocionante, a orquestra promoveu uma série de lives individuais com seus músicos e, também, inaugurou uma plataforma online de ensino de música à distância, em parceria com a Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Ao primeiro contato com o mediador da plataforma, é apresentado ao aluno interessado um portfólio com os professores da atividade musical desejada e acordada a melhor maneira de começar, conforme experiência e faixa etária do aluno. Após a escolha, o professor entra em contato com o aluno para realizar as tratativas e detalhes de como se desenvolvem as aulas individuais.

Há aulas de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, eufônio, saxofone, bateria, percussão, canto lírico, canto popular, acordeon, piano, teclado, ukulele, violão, guitarra, baixo elétrico, composição e arranjo musical, tecnologias musicais, teoria musical, preparação teórica para prova de ingresso acadêmico (em universidades federais), apreciação musical (escuta orientada de repertório erudito) e iniciação musical/musicalização infantil.

Segundo o maestro João Batista Sartor, o Tita, o objetivo das aulas online é possibilitar um aporte psicológico para os interessados através da música e gerar uma renda extra para os músicos da orquestra.

“A plataforma já é um sucesso. Já foram cerca de 1.000 acessos em poucas semanas, de todas as partes do Brasil. Os valores giram em torno de R$ 120”, diz.

AO ESTILO THE VOICE

Pensando também em entreter a comunidade que acompanha os seus trabalhos, a orquestra criou um festival online de canto. Dividido entre as categorias  “Até 16 anos”, “Iniciante”, “Intermediário” e “Avançado”, o prêmio do festival é a gravação de um vídeo juntamente com os músicos da orquestra – ao estilo da homenagem aos profissionais da saúde. Serão 1 ganhador por categoria.

“Ele tem um valor de entretenimento para a comunidade, pois as pessoas que gostam de cantar podem gravar os seus vídeos e mandar para orquestra. Teremos uma comissão avaliadora formada por músicos da orquestra e pelo Renato Molina, da Medical Mystery Band. A população da cidade também irá poder votar através da nossa página no Facebook”, conta o maestro.

As inscrições para o festival estão abertas até o dia 31 de julho e configura-se em enviar um vídeo cantando para o e-mail festivalvemcantarcomaossm@gmail.com e o preenchimento do formulário. No início do vídeo, o candidato deve dizer o seu nome completo, categoria, data da gravação e a frase: ‘concurso vem cantar com a OSSM’.

Tita garante que há outros projetos em fase de estruturação, um deles é o ‘Café com o Maestro’, com Cláudio Ribeiro, que foi o maestro titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a OSPA, onde ele convidará músicos renomados para um bate-papo informal ao formato de entrevista. A previsão é para ser lançado no início de agosto.

Há também a possibilidade de um projeto de lives e concertos online com os professores do Departamento de Música da UFSM, respeitando todas as medidas de segurança.

Fonte: Diários MS

 

Compartilhe.

Deixe uma resposta

18 − 2 =