Piraí/RJ lança projeto piloto ‘Orquestra Escola’

Google+PinterestLinkedInTumblr+

A secretaria municipal de Cultura de Piraí/RJ, em parceria com a secretaria municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (7), na Escola Lúcio de Mendonça, no Centro, a aula inaugural do projeto piloto “Orquestra Escola”, que oferecerá aprendizagem musical para os alunos das escolas públicas municipais.

O projeto será iniciado em caráter experimental e oferecerá, inicialmente, 70 vagas para o aprendizado de instrumentos como violinos, viola (de arco), violoncelos e contrabaixos, para os alunos da Escola Lúcio de Mendonça, em Piraí, e do Ciep 477 – Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal.

O secretário municipal de Cultura, Rogério Nunes, explicou que o projeto tem a finalidade de ampliar o acesso à cultura e diversificar as opções de aprendizado musical já oferecido pela prefeitura de Piraí, em diversos polos distribuídos pelo município com aulas de violão, cavaquinho e pandeiro.

“Além de oportunizar a aprendizagem musical, enriquecer e fortalecer a cultura para a população, o objetivo é que a música seja utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem, melhorando o rendimento dos alunos das escolas públicas do município”, destacou Rogério Nunes.

Segundo ele, há cerca de cinco anos, em parceria com a Ação Social Pela Música, instituição sem fins lucrativos, e com patrocínio da OI S.A., foi iniciado em Piraí um projeto de orquestra. Porém, com o término do contrato, os trabalhos foram encerrados. “Hoje estamos buscando novas parcerias que nos possibilitem a ampliação do projeto Orquestra Escola para outras unidades educacionais da prefeitura de Piraí”.

O projeto ficará sob a direção do maestro Nilton Soares. A própria direção das escolas divulgou e orientou os alunos para as inscrições. Participam do projeto alunos com idades entre 10 e 14 anos.

Compartilhe.

Deixe uma resposta

17 + dezesseis =