Primeira orquestra infantil de SC faz ensaio em Joinville

Google+PinterestLinkedInTumblr+

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, de Joinville – SC, está sempre lançando desafios para os seus 200 alunos. Destes, 55 já integram a Orquestra Infantojuvenil, mas agora 82 crianças e jovens terão a chance de ensaiar, formando a primeira Kids Orchestra não só do Estado de SC, mas também do Sul do Brasil. Destas 82, 63 são bem pequenas – estamos falando de crianças a partir de 7 anos.

O primeiro ensaio da Kids Orchestra será neste sábado, dia 29. “É uma grande oportunidade para que elas tenham a experiência de integrar uma orquestra. É uma atividade lúdica, uma primeira experiência e um primeiro ensaio”, completa Sérgio Ogawa, maestro e diretor-presidente do Musicarium.

No começo da manhã, elas farão aquecimento e afinamento dos instrumentos e às 11h estarão na quadra para o ensaio (seguindo todos os protocolos de segurança). E tem mais: 11h30 já se apresentarão on-line, com transmissão de live pelo Instagram @musicariumoficial.

“Haverá um grupo de apoio formado por professores e alunos veteranos que já integram a Orquestra Jovem Experimental, por sessão de instrumentos, que dará suporte técnico aos alunos. Isso também é muito importante: mostrar que os jovens têm cuidado, paciência com os mais novos para ensiná-los e apoiá-los no que for preciso”, destaca Sérgio.

Segundo ele, a ideia é fazer um ensaio mensal da Kids Orchestra. “As crianças que começaram na musicalização infantil, com 4 anos, por exemplo, já evoluíram muito. Estamos muito contentes com essa novidade”, finaliza Sérgio.

Transmissão on-line do primeiro ensaio da Kids Orchestra, do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, neste sábado, 29, às 11h30, pelo Instagram @musicariumoficial.

Sobre o Musicarium

Desde 2017 o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira – centro de formação de orquestra – atende crianças e jovens, de 4 a 17 anos de idade, formando músicos com excelência desde a base.

Todos os 167 alunos que compõem o quadro discente da instituição são bolsistas. Mais de 80% dos alunos vêm da rede pública de ensino, tendo como garantia a acessibilidade artística e pedagógica.

A formação destas novas gerações de músicos é possível com o apoio de patrocinadores, doadores empresariais e da sociedade civil. Em apenas três anos de atividade, o Musicarium vem se desenvolvendo de forma inovadora e consistente. Musicarium, do latim, significa “local onde se faz música”.

Fonte: ND Mais

Compartilhe.

Deixe uma resposta

quatro × um =